01/04/03 |

Embrapa lança híbrido de abacaxi resistente à fusariose

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será lançado no próximo dia 15 de abril, na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o abacaxi Imperial, um híbrido resultante do cruzamento de 'Perolera' com 'Smooth Cayenne', obtido pelo programa de melhoramento genético do abacaxizeiro da instituição.

Nas avaliações realizadas em distintas regiões produtoras do Brasil (Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul), o híbrido se destacou dos demais genótipos, apresentando resistência à fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans, que é o principal problema fitossanitário da cultura no País, gerando perdas superiores a 80% da produção.

A adoção de variedades resistentes é o método mais eficiente e econômico para o controle da doença, além de evitar pulverizações freqüentes com fungicidas. De acordo com o pesquisador Otávio Álvares de Almeida, líder da equipe técnica de abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o novo híbrido é "indicado para plantio em regiões adequadas à abacaxicultura, principalmente onde a fusariose é fator limitante para a produção".

Produzindo frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises sensoriais, o Imperial ainda tem como vantagem a ausência de espinhos nas folhas. "As recomendações técnicas de cultivo de abacaxi, atualmente em uso, podem ser aplicadas a essa nova variedade", afirma o pesquisador. Os frutos obtidos podem ser destinados para o mercado de consumo in natura e para industrialização, face às suas características sensoriais e físico-químicas.

Características da -planta e do fruto do Abacaxi Imperial

Caracteres avaliados Valores obtidos

Altura da planta até a base do fruto (cm) 49,1 Comprimento da folha 'D' (cm) 68,0 Comprimento do pedúnculo (cm) 20,8 Diâmetro do pedúnculo (cm) 3,1 Tipo de folha Lisa (sem espinhos) Cor da folha Verde escuro Número de mudas tipo filhote 9,0 Número de mudas tipo rebentão 1,0 Peso do fruto sem coroa (g) 1.672 Comprimento do fruto (cm) 18,5 Diâmetro mediano do fruto (cm) 13,5 Peso da coroa (g) 120 Comprimento da coroa (cm) 17,8 Forma do fruto Cilíndrica Cor da casca Amarela Cor da polpa Amarela Diâmetro do eixo central do fruto (cm) 2,4 Sólidos solúveis totais (ºBrix) 15,8 Acidez (% de ácido cítrico) 0,62 Reação à fusariose Resistente

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 621-8037 Fax: (75) 621-8092 E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/