01/04/03 |

Tecnologias e curiosidades da soja na Ruraltech

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quem visitar o estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, no Pavilhão Internacional da Ruraltech, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, vai poder conhecer de perto o principal produto agrícola brasileiro - a soja. No estande foram montados painéis para mostrar os saltos de produção, motivados principalmente pelo aumento de produtividade das lavouras, que levaram o Brasil à condição de segundo produtor mundial do grão. O visitante também vai conhecer um pouco da versatilidade da soja. Atualmente, o grão é usado na confecção de tintas para jornais, pois não suja as mãos e como conservante de produtos enlatados, além de enriquecer inúmeros produtos alimentícios como os chocolates.

Outra curiosidade que a Embrapa Soja (Londrina/PR), uma das 40 unidades da Embrapa, mostra durante a Expo Londrina são as etapas de produção do óleo de soja e o farelo de soja, produto usado na alimentação animal. O estande contará ainda com uma livraria para comercializar as publicações mais recentes da Empresa, como os livros "Cadeias Produtivas: roteiro para o estudo de sistemas agroalimentares" e "Soja e Diabetes".

Ministério da Agricultura - A Embrapa Soja também estará presente no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde apresenta um novo método de diagnóstico nutricional da Soja. O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) foi elaborado a partir de um banco de dados com 2.400 amostras de cinco regiões representativas do Paraná. O software utiliza informações sobre produtividade e análise foliar da soja para emitir resultados quanto a deficiências ou os excessos dos macro e micronutrientes, indispensáveis para o equilíbrio nutricional das plantas. Além da apresentação do Dris, a Empresa também promoverá degustação de produtos de soja. Durante a semana, as delícias da soja podem ser consumidas em sessões diárias às 20 horas, aos sábados e domingos, às 15h e às 20h.

Palestra - A Embrapa Soja também coordenará um painel sobre alimentos funcionais, no dia 9 de abril, quarta-feira, às 15 horas, no auditório do Sindicato Rural de Londrina, dentro da programação técnica da Ruraltech. O pesquisador José Marcos Mandarino, coodenador do Programa Soja na Mesa, vai abordar as propriedades nutracêuticas do grão e sua atuação na prevenção de doenças crônico-degenerativas como câncer de mama, ovário e próstata, redução do colesterol, prevenção da osteoporose e doenças coronarianas.

Embrapa lança livro sobre soja orgânica

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa do lançamento do livro Soja Orgânica: alternativas para o manejo de insetos-praga, editado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja). O evento será realizado no dia 4 de abril, sexta-feira, às 14h30, durante a conferência Perspectivas do Agronegócio para os próximos anos, promovida pela Embrapa Soja e Associação das Mulheres de Negócios de Londrina, no auditório Milton Alcover.

O livro reúne as principais tecnologias e recomendações da pesquisa para o controle de pragas da soja sem o uso de agrotóxicos. A presença de insetos em populações elevadas na lavoura pode causar perdas significativas no rendimento. Lidar com essas pragas sem fazer o uso de defensivos químicos e garantir a produtividade das lavouras é o desafio da agricultura orgânica. "No livro, destacamos os principais problemas com pragas que ocorrem no desenvolvimento da lavoura e procuramos mostrar as soluções para resolver estes problemas, dentro do sistema orgânico", destaca a pesquisadora Beatriz Spalding Correa-Ferreira, organizadora da publicação.

Escrito por uma equipe de nove pesquisadores, o livro foi concebido a partir das tecnologias que a empresa desenvolveu ao longo de seus 28 anos de existência e que são aplicáveis à agricultura orgânica. "A demanda por tecnologias para soja orgânica vem crescendo significativamente. Antes as áreas orgânicas estavam concentradas no Sudoeste do Paraná, mas hoje já temos lavouras no Norte do Estado, Rio Grande do Sul, Goiás, dentre outras regiões", explica Beatriz. O potencial de tecnologias como o baculovírus, um controle natural da lagarta da soja, e a vespinha Trissolcus basalis, um inimigo natural do percevejo, foram detalhadas no livro com o objetivo de facilitar sua adoção pelos produtores orgânicos.

Ministro da Agricultura faz conferência sobre perspectivas do agronegócio

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, apresenta, na próxima sexta-feira, às 14h30, na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina a conferência Perspectivas do Agronegócio para os próximos anos. Durante o evento, o ministro deve abordar o novo perfil do Brasil no comércio internacional, a política pública de seguro agrícola, o impasse dos transgênicos e a perspectiva certificação e rastreabilidade de produtos brasileiros. A conferência do ministro é uma promoção da Embrapa Soja e da Associação das Mulheres de Negócios de Londrina (BPW) e será realizada no Auditório Milton Alcover. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições (gratuitas) devem ser feitas por telefone, nos números 3371-6010 (Idne), 3342-1493 (Jane), 3339-2880 (Simone).

Jornalista: Carina Gomes (MTB 3914-PR) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6067/ 9995-7817  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/