01/04/03 |

Especial 30 Anos - Controle biológico de pragas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Embrapa desenvolveu tecnologia para controle de pragas que não agride o meio ambiente e permite economia de 1,4 milhão de inseticidas químicos

Os consumidores cada vez mais exigentes têm demonstrado a sua , preferência por alimentos cuja produção não agrida o meio ambiente. Pesquisa do IBOPE, realizada em 2001, revelou que para 73% da população a decisão de compra e consumo sofre influência positiva com a informação de que o alimento foi produzido sem insumos químicos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento iniciou em 1978, os trabalhos que vieram demonstrar aos agricultores, que um determinado tipo de vírus que ataca lagartas em plantações de soja poderia ser utilizado para controlar grandes populações da praga, sem efeitos negativos ao ambiente. Hoje, somente com esse vírus, que já é utilizado em mais de um milhão de hectares, tem-se uma economia anual de 1,4 milhão de litros de inseticidas químicos, no que é o maior programa mundial em área tratada com um único agente de controle biológico.

Além da lagarta, os percevejos da soja, a cigarrinha e a broca da cana-de- açúcar, a lagarta do cartucho -do- milho, a cigarrinha- das -pastagens, a vespa- da- madeira, a mosca- da- renda da seringueira e o pulgão de trigo são algumas das pragas no Brasil que podem ser controladas sem uso de produtos químicos. Além das pragas das grandes culturas, outras como o gafanhoto, problema importante em Mato Grosso, que entre 1984 e 1994 tinha mais de 2 milhões de hectares afetados por essa praga, está sendo controlada biologicamente por meio de um fungo, com uma eficiência de 95%.

Considerando as vantagens da produção com custos mais baixos, da diminuição dos impactos ambientais, do aumento da segurança alimentar e da menor exposição dos trabalhadores rurais a substâncias tóxicas, a pesquisa trabalha para que o controle biológico das doenças, dos insetos e das plantas daninhas seja, cada vez mais, uma prática comum em nosso meio rural, tornando a agricultura mais limpa e os alimentos mais saudáveis e seguros.

Jornalista: Rosângela Evangelista Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: 61-448-4012 E-mail: angel@sede.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/