01/04/03 |

Universitários têm acesso a ações de pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Noventa alunos do curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro), irão visitar experimentos de arroz, eucalipto e freijó na Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste sábado, dia 12 de abril. A visita tem como objetivo estabelecer parcerias que estão sendo firmadas entre a instituição de pesquisa e entidades de ensino do Estado. Segundo o pesquisador na Área de Melhoramento Vegetal André Rostand Ramalho, um dos palestrantes no evento, a intenção das visitas é revelar a futuros profissionais como são conduzidos experimentos de pesquisa e oferecer aos estudantes a oportunidade de realizarem estágios supervisionados na Embrapa Rondônia. "Podemos contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, integrando pesquisa, ensino e extensão", pondera Ramalho.

Dentro da programação, aulas práticas sobre Delineamento de Blocos ao Acaso (DBC), um dos tópicos da disciplina "Estatística Experimental" do curso de Engenharia Florestal, serão realizadas em estações de arroz, eucalipto e freijó, essência florestal utilizada para a produção de madeira. A disciplina é ministrada pelo professor da Faro Caio Márcio de Almeida e seu conteúdo prático será mostrado nos experimentos da Embrapa Rondônia. Em cada estação, estão reservados 30 minutos de dissertação para os seguintes pesquisadores: André Rostand Ramalho (arroz), Maria das Graças Rodrigues (pesquisadora na Área de Silvicultura, que dissertará sobre a espécie freijó) e Marília Locatelli (pesquisadora na Área de Florestas e Solos, que falará sobre eucalipto).

Micorrizas - A partir das 11 horas, estudantes e pesquisadores retornam para a sede da Embrapa Rondônia, onde será realizada pela pesquisadora Marília Locatelli e pelo bolsista Embrapa/CNPq Petrus de Luna, palestra sobre "Micorrizas em Espécies Florestais". O tema irá descrever o mecanismo de simbiose existente entre fungos e raízes de plantas, que permite às espécies florestais intensificar a absorção de nutrientes do solo, principalmente o fósforo. "As micorrizas ampliam a superfície radicular da planta e propiciam o aumento da absorção desses nutrientes", reforça o supervisor da Gestão de Transferência de Tecnologia (GTT) da Embrapa Rondônia, engenheiro agrônomo Zenildo Ferreira Holanda Filho. A visita é uma realização da GTT e da Área de Comunicação e Negócios (ACN).

O evento integra a grade de programação de eventos oferecidos pela Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem o principal objetivo de transferir tecnologias aos públicos interessados, informa a coordenadora da visita, Wilma Inês de França Araújo. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelos telefones (69) 222-0014 / ramal 6530 ou 225-9387 e pelo e-mail sac@cpafro.embrapa.br .

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) Fax: (69) 222-0409 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/