01/04/03 |

Embrapa em sintonia com propostas da FAO para Segurança Alimentar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A política de atuação delineada pela atual diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento está em sintonia com os sistemas nacionais de inovação em segurança alimentar preconizado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esta foi a conclusão a que chegou o diretor presidente da Empresa, Clayton Campanhola, ao final da palestra Agricultura sustentável e a importância da pesquisa agropecuária na segurança alimentar mundial, proferida pelo diretor adjunto da FAO, o economista Gustavo Gordillo De Anda, na tarde de ontem, 22, no auditório da sede da empresa em Brasília/DF.

Ao integrar agricultura familiar e desenvolvimento sustentável e tomando como base o conceito de territorialidade, o Programa Fome Zero do Governo Federal, segundo Gordillo, tem atraído a atenção do mundo por avançar na direção de uma nova concepção em segurança alimentar. Esta concepção, segundo o economista, associa aspectos como acesso e disponibilidade adequada de alimentos e estabilidade de abastecimento à qualidade nutritiva dos alimentos.

Segundo o representante da FAO, o modelo tradicional dos sistemas de pesquisa agrícola - de caráter vertical e unidirecional, em vigor há três décadas, não conseguiu promover mudanças duradouras ou vincular produção de alimentos com redução de pobreza e respeito ao meio ambiente.

Estudos da organização mostram que, a prevalecer a tendência atual, a América Latina levará 50 anos para reduzir pela metade o número de famintos no continente, calculada em 55 milhões de pessoas. Um ritmo muito lento, segundo alertou Gordillo. Os desafios para o futuro são muitos e entre eles, segundo o economista mexicano está o estabelecimento de prioridades da pesquisa com o acompanhamento do impacto das tecnologias desenvolvidas durante o processo de sua adoção.

Para Gustavo Gordillo não existe uma fórmula única e pronta para que a pesquisa agropecuária interfira na segurança alimentar de modo a reduzir a fome no mundo mas lembra que a implementação de enfoque multidisciplinar centrado nas pessoas e nas dimensões de exclusão. Gordillo abriu o ciclo de palestras "Alimentação, Agricultura Sustentável e Importância da Pesquisa para o Brasil"que acontecem no auditório da sede da Embrapa em Brasília (DF), até quinta-feira, 24, das 14 horas às 15h30, e fazem parte das comemorações dos 30 anos da Empresa. Os diretores executivos Herbert Cavalcante de Lima e Gustavo Kauark Chianca também acompanharam a palestra.

A economista Amyra El Khalili abordará hoje, dia 23, o tema "Commodities Ambientais" - mercadorias originárias de recursos naturais em condições sustentáveis, cujas matrizes são água, energia, biodiversidade, madeira, minério, reciclagem e controle de emissão de poluentes. "Rumo ao desenvolvimento includente e sutentável: um novo ciclo de desenvolvimento para o Brasil" é a palestra do professor Ignacy Sachs, programada para o dia 24, quinta-feira.

Foto: Marcelo Lima

Valéria Costa - MTb - 15533/59/32-SP Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone 61 4484379 Endereço eletrônico: valeria.costa@embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/