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Sustentabilidade: novos tempos para cafeicultura brasileira

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O painel "Desenvolvimento Sustentável na Cafeicultura", que teve como moderador o secretário executivo da Câmara Consultiva do Café, Antônio Carlos Lyra Berenger, abriu as atividades de ontem do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O consultor da P&A Marketing Internacional, Eduardo de Siqueira Sampaio, ao desenvolver o tema, expressou a necessidade mercadológica da cafeicultura sustentável. "O mundo de hoje exige a busca de conciliação para o desenvolvimento sustentável, por meio do tripé viabilidade econômica, interesse social e sustentabilidade ambiental. As pessoas estão mais conscientes a respeito dos impactos da ação do homem no meio ambiente e valorizam produtos "corretos", garantiu.

Segundo Eduardo Siqueira, o conceito de desenvolvimento sustentável tem como princípio atender as necessidades do presente sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. "O foco é a satisfação do cliente e a manutenção da produtividade. Assim, foi criado a série ISO 14 000, família de normas na área de gestão ambiental estabelecida pelo GATT (General Agreement for Tariffs and Trade – Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que padroniza procedimentos e certifica empresas em 140 países visando a redução das barreiras tarifárias.

Foi destacado pelo consultor que esses novos tempos abre precedentes para o marketing dos "cafés sustentáveis" que, aliado às novas descobertas dos benefícios do café para a saúde humana, representa um passo decisivo para os rumos da cafeicultura no Brasil e no mundo.

Assessoria de Imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Assessoria de Imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil – Workshop Internacional de Café & Saúde. vgaassessoria@varginha.com.br Flávia Bessa – Jornalista – Tel: (61) 448-4551 E-mail: flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
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