01/05/03 |

Para organizadores, Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil superou expectativas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Elevado nível das discussões em torno das pesquisas sobre café superaram a expectativa dos organizadores do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e do Workshop Internacional de Café & Saúde, encerrados nesta quarta-feira, em Porto Seguro (BA), numa realização da Embrapa, Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café e Governo da Bahia. Os principais assuntos discutidos foram sobre o avanço dos estudos do genoma cuja conclusão deve ocorrer até o final do ano; sustentabilidade, precisão e o programa Café & Saúde.

Para o gerente da Embrapa Café, Antonio de Pádua Nacif, a participação de personalidades internacionais como o presidente da Illy Cafe, Ernesto Illy e o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC) Néstor Osorio, foram de relevante importância para o intercâmbio de informações sobre pesquisas sobre o café. "Essas personalidades demonstraram o interesse de instituições internacionais em acompanhar os avanços em estudos e trouxeram também contribuições valiosas para a cafeicultura nacional", ressalta Nacif.

A extensa programação com uma variedade de temas foi um atrativo para as centenas de participantes das plenárias, fóruns, cursos e workshop realizados no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro. O número de trabalhos, 520 apresentados, também registrou marca recorde. Para os organizadores, isso comprova a seriedade com que os recursos estão sendo investidos e a necessidade de que autoridades competentes revejam a urgência de uma verba mais ampla para atender os segmentos da pesquisa.

O coordenador do Workshop Café & Saúde, David Nahum Neto enfatizou que os temas tratados por especialistas como médicos e nutricionistas surpreenderam, já que os participantes apresentaram trabalhos que estão em andamento e fizeram previsões de aplicações de outros estudos. Nahum participará, na próxima semana, de uma reunião na OIC sobre o "Café & Saúde". Representantes da cafeicultura mundial vão discutir os avanços e as novidades do programa. "Estudos nessa área específica já ocorrem há 20 anos. Há sete o programa Café & Saúde foi instituído e o Brasil é pioneiro neste tipo de iniciativa", ressalta Nahum.

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia, Humberto Santa Cruz, sugeriu a criação de um Núcleo da Cafeicultura de Precisão para analisar ítens como a variabilidade temporal e no espaço. Discussões e sugestões foram uma constante no Simpósio o que na opinião dos organizadores resultará em benefícios para a cafeicultura. "Sem dúvida o evento superou nossas expectativas o que nos incentiva a prosseguir na linha de pesquisa beneficiando todo o agronegócio café', finaliza Nacif.

A conclusão de que tanto o Simpósio e o Workshop foram um sucesso é compartilhada pelo gerente-adjunto da Embrapa Café, José Luiz dos Santos Rufino. "Foram eventos distintos com discussões importantíssimas que vão trazer contribuições importantes para o produtor, consumidor e toda a cadeia cafeeira. Saímos dos eventos com a certeza de que as reuniões, fóruns, plenárias e workshop foram um sucesso", conclui Rufino.

Assessoria de Imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil – Workshop Internacional de Café & Saúde. vgaassessoria@varginha.com.br Flávia Bessa – Jornalista – Tel: (61) 448-4551 E-mail: flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/