01/05/03 |

Poedeira Colonial Embrapa 051 complementa a produção de ovos coloniais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A produção de ovos coloniais tem condições de aumentar a renda dentro de pequenas propriedades rurais em todo o Brasil. Esta é uma afirmação que pode ser constatada nas propriedades de 20 pequenos produtores da cidade de Irati, no Paraná. Lá, a produção de ovos coloniais é um complemento de renda importante. Os produtores rurais utilizam a proposta de criação colonial desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os pequenos produtores de Irati vendem a produção diária na própria cidade. Eles estão satisfeitos com a produção de ovos coloniais porque conseguem uma renda média de R$ 300,00 por mês com pequeno esforço diário. Os produtores são assistidos pela Secretaria Municipal da Agricultura de Irati e já possuem planos de expansão da produção. Está sendo fechado um contrato de 2 mil dúzias de ovos coloniais por semana com um grande supermercado de Curitiba, capital do Paraná.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórida-SC) acreditam que o ovo têm condições de ajudar o país a vencer a fome, já que é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional e com custo baixo. Hoje, cada brasileiro consome em média 90 ovos por ano. Caso o consumo triplicasse, a partir de programas como o Fome Zero, muitos brasileiros superariam a desnutrição e milhares de produtores, entre eles os pequenos e médios que investem em ovos coloniais, seriam beneficiados com o aumento da produção.

A proposta de criação desenvolvida pela Embrapa requer pequeno investimento inicial e garante as conquistas da avicultura moderna, como o controle sanitário. Entre as soluções desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa está o uso da cerca elétrica na contenção das aves. Esta proposta de produção de ovos coloniais é complementada pela Poedeira Colonial Embrapa 051. A galinha oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum põe cerca de 80 ovos durante o período de produção. Já a 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semi-confinadas, com menor uso de tecnologia, e também para criações agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens do frango comercial, como o controle sanitário e qualidade de carne.

Maiores informações sobre a produção colonial de Irati pode ser obtida através do telefone 42.442.8212, na Secretaria Municipal de Agricultura, com o técnico Sérgio Krépki. Informações sobre a proposta de criação e a Poedeira Colonial 051pode ser adquiridas na Embrapa Suínos e Aves, através do site www.cnpsa.embrapa.br, do telefone 49.442.8555 – ramal 243 ou pelo e-mail sac@cnpsa.embrapa.br.

Jornalista: Monalisa Leal Pereira - MTb-SC - Reg.Prof.No.01139 Embrapa Suínos e Aves Telefone: (49) 442-8555 E-mail: monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/