01/05/03 |

Curso apresenta alternativas para manter uma boa pastagem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza, a partir de amanhã até o dia 30, Curso de Formação, Recuperação e Manejo de Pastagens. Serão capacitados mais de 50 técnicos entre engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas. O objetivo do curso é transferir alternativas tecnológicas de como manter uma boa pastagem, um dos requisitos para o sucesso da pecuária.

Num pasto bem formado, o pecuarista pode aumentar consideravelmente a produtividade, diminuindo a idade do animal para o abate e produzindo mais arrobas por unidade. Mas para que isso aconteça são necessários cuidados técnicos, como: conservação do solo, correção da fertilidade, controle de pragas e invasoras, qualidade e disponibilidade de forrageiras, sustentabilidade da produção, método de pastejo.

Hoje, a degradação das pastagens é um dos principais problemas dos sistemas de produção de pecuária de corte. Estima-se que 80% da área de pastagens do Brasil Central apresenta algum estágio de degradação. Só o Estado de Mato Grosso do Sul tem cerca de 120 mil quilômetros quadrados da área de pastagem cultivada em diferentes graus de degradação. Redução na produção de forragem, aparecimento de invasoras, diminuição da área coberta pela vegetação, erosão são apenas alguns dos danos que a degradação pode provocar.

Gisele Rosso (DRT 3091/PR) Embrapa Gado de Corte Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023 Endereço eletrônico: girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Pastagem 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/