01/05/03 |

Produtividade do algodão no Centro-Oeste é tema de Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 23 de maio, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o aumento da produtividade do algodão no Cerrado. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Há pouco mais de 10 anos, o Brasil apostava que a região do Cerrado, no Centro-Oeste do País, seria uma área agrícola com potencial para ser explorada a médio e a longo prazo.  Hoje, a realidade é definida por produções crescentes a cada safra.  A cultura do algodão faz parte desse cenário.   O Cerrado representa 82,7% da produção nacional de algodão e apresenta a maior produtividade. Entre as causas do sucesso estão a alta tecnologia empregada na mecanização da lavoura, variedades adaptadas à região, produção de fibra com qualidade que atende às exigências da indústria têxtil.

O cultivo de algodão no Cerrado iniciou-se em Mato Grosso, estado precursor do sistema que hoje já implanta processos de industrialização da matéria-prima.  Em Goiás e no Cerrado da Bahia, a cultura também cresce como alternativa para a lavoura de soja, até porque apresenta maior rentabilidade do que a oleaginosa. A região de Cerrado consolidou-se como grande área produtora de algodão, ocupada por  médios e grandes produtores que mantêm áreas entre 100 e 3 mil hectares com lavouras altamente mecanizadas.   O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre atecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Algodão Jornalista: Dalmo Oliveira (MTb/PB 0859) Fone: (83) 315-4361 E-mail: dalmo@cnpa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Algodão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/