01/05/03 |

Tecnologia da Embrapa vai avaliar café brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será utilizada nas avaliações da qualidade do café brasileiro, como parte do Programa de Qualidade que a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) vai implantar em todo o país para aumentar o consumo interno do produto. Trata-se de um equipamento chamado de Sensor de Paladar e apelidado de "Língua Eletrônica", usado para avaliar a qualidade de líquidos como sucos, vinhos, água e café. O aparelho complementará o trabalho de grupos de provadores profissionais que estarão estabelecidos em diversos Estados do país. Ele se baseia na Nanotecnologia, que é a produção de materiais para uso científico e industrial, campo em que o Brasil começa a despontar.

O Programa de Qualidade da ABIC será o primeiro a utilizar essa tecnologia, inédita no mundo. O café será avaliado no mínimo duas vezes ao ano, com amostras recolhidas no mercado, em todo o território nacional. Com bases nas análises, as indústrias poderão optar por usar em suas embalagens um selo de qualidade que será expedido pela associação. Além de promover avaliações periódicas do produto, a entidade pretende convencer as indústrias a utilizarem um padrão mínimo de qualidade de matéria prima. A ABIC entende que, ao eliminar o uso do café de baixa qualidade, estará contribuindo para resolver, em parte, o problema de remuneração dos produtores.

O lançamento do Programa de Qualidade da ABIC está marcado para ocorrer nesta quarta-feira, dia 14 de maio, às 19h30, em Brasília, no Hotel Kubistchek Plaza, durante jantar que contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira Junior; do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima; dos senadores Ney Suassuna (PB) e Patrícia Gomes (CE), deputados e empresários, associados e representantes da Embrapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de outras entidades.

O Programa já está despertando a atenção da indústria de café internacional. A Organização Internacional do Café (OIC) vai acompanhar o desenvolvimento do programa para, de acordo com os seus resultados, implantá-lo em outros países, de forma a ampliar o consumo mundial do produto.

Serviço Evento: Lançamento do Programa de Qualidade da ABIC Data: 14/05/2003 – 4ª feira Horário: 19h30 Local: Hotel Kubistchek Plaza Endereço: Setor Hoteleiro Norte – Quadra 02 – Bl. E

Informações Diferencial Assessoria & Comunicação Jornalistas: Paulo Ferraz/ Silvano Tarantelli/Gláucia Padilha Fone: (11) 5549-2383/ 9619-7334 e-mail: diferencialcomunica@ieg.com.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/