01/05/03 |

Facilidade na compra de reprodutores ajuda suinocultores a superar crise

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, decidiu diminuir o preço cobrado pelos reprodutores MS60 para auxiliar os produtores de suínos a superarem a atual crise do setor. Os animais que fazem parte do lote disponível atualmente na Unidade serão comercializados por três vezes o preço do dia do quilo do suíno (cotação distribuída pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos, que no dia 2 de maio é de R$ 1,45). Anteriormente, o valor cobrado era de 3,5 vezes o valor do suíno.

Além de diminuir o preço do reprodutor, a Embrapa Suínos e Aves aumentou o prazo para pagamento. Agora, o produtor pode pagar o reprodutor em até três parcelas (pagamentos em 30, 60 e 90 dias após a compra). O MS60, apesar de ser um dos reprodutores suínos mais procurados do mercado, já era mais barato cerca de 30% que os similares colocados à disposição dos produtores. Isso significa que a decisão da Embrapa vai facilitar ainda mais o acesso do suinocultor a um animal de ótimo padrão genético, fato que permite aumentar a produtividade da produção e o retorno econômico da propriedade.

Os resultados de campo com o MS60 mostram que o ganho concedido pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Suínos e Aves e da Aurora, cooperativa parceira no desenvolvimento do animal, está no caminho certo. O novo reprodutor transfere para os seus filhos conversão alimentar próxima de 2,3 (consumo de 2,3 kg de ração para a produção de 1 kg de suíno vivo), rendimento de carne na carcaça superior a 60%, alto rendimento de pernil e lombo, inexistência do gene halotano e uma carne geneticamente livre de PSE (sigla para pálida, mole e exudativa, qualidades que não agradam à indústria).

De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, é importante que os produtores aproveitem todas as oportunidades para melhorar o desempenho do rebanho. O ganho de qualidade genética pode ser o diferencial positivo na hora de vender os animais para a agroindústria. Já o chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa, Paulo Silveira, acredita que as condições facilitadas na compra do MS60 vão ajudar principalmente os pequenos produtores. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 49-442-8555, ramal 240, com Maria Helena ou Anice.

Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza Reg.Prof.Nº.MTb-SC-00717

Monalisa Leal Pereira Jornalista - Área de Comunicação Empresarial Embrapa Suínos e Aves monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/