01/05/03 |

Biotecnologia: a nova realidade agrícola mundial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

A biotecnologia abriu um mundo novo de perspectivas para a medicina, indústria da moda, setor químico e farmacêutico e, especialmente, para a agricultura. O conhecimento do DNA e a possibilidade de inserir e retirar genes de qualquer organismo vivo colocou a biotecnologia moderna em grande evidência no cenário agrícola atual, seja pelos avanços nos campos da engenharia genética e da genômica, ou pelos intensos movimentos de integração vertical na indústria. Para discutir a necessidade de se intensificar a pesquisa biotecnológica no Brasil como forma de garantir a competitividade do país no contexto internacional, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Brasília, promoverá no dia 27 de maio, às 10 horas, no Auditório Central da Unidade, uma palestra sobre biotecnologia.

A palestra será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maurício Antônio Lopes, e abordará, entre outros temas, a incerteza regulatória relacionada à biotecnologia, que tem sido um dos piores entraves para o desenvolvimento dessa ciência no Brasil. Segundo o engenheiro agrônomo, essa incerteza jurídica que "cerca" os organismos geneticamente modificados gera perplexidade na sociedade, além de "um intratável arcabouço legal e normativo".

Maurício explica que "o processo de lançamento dos primeiros produtos da biotecnologia não levaram em conta aspectos importantes da nova ordem mundial, considerando de forma preponderante os valores de natureza econômica em detrimento de outros valores importantes para a sociedade, como os culturais e ambientais".

No seminário, serão discutidas as condicionantes e possibilidades que permitem incrementar a pesquisa biotecnológica no Brasil como uma das ferramentas mais importantes para fazer do país o grande destaque mundial na produção e exportação de alimentos e fibras na próxima década.

Mais Infiormações: Fernanda Diniz Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefone: (61) 448-4769 e 448-4770 E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/