01/05/03 |

Reunião define implantação de minifábricas de castanha de caju no Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Hoje, dia 22, técnicos e diretores da Fundação Banco do Brasil reúnem-se com pesquisadores e chefia da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro que acontece no auditório do Centro, conta também, com a presença de representantes da plataforma do caju, do Sebrae, do Banco do Nordeste, da Ematerce, e das secretarias de Agricultura dos Estados do Ceará, Bahia, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. O objetivo é definir os locais e buscar o apoio dos governos estaduais para a implantação de minifábricas de processamento de castanha e pedúnculo de caju que farão parte do Projeto Fome Zero da Fundação.

A meta inicial é desenvolver o projeto em 40 municípios dos cinco estados nordestinos responsáveis por 99% de toda a produção brasileira de castanha de caju. Farão parte do projeto, no primeiro momento, unidades de beneficiamento já instaladas e que adotam o sistema de processamento recomendado e desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical.

Outra intenção do grupo é implantar 10 plantas-piloto de processamento do pedúnculo do caju em regiões atendidas pelo Programa Fome Zero do Governo Federal, aumentando o aproveitamento dessa parte do fruto, que atualmente gira em torno de apenas 5%.

O projeto de minifábricas de castanha de caju da Embrapa Agroindústria Tropical recebeu o Troféu de Excelência em Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2001. Desde o início do projeto, a Embrapa já participou diretamente da implantação de cerca de 80 minifábricas nos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia. Cada unidade implantada gera, em média, 20 empregos na fábrica e 80 no campo.

Teresa Barroso (DRT 812CE JP) Embrapa Agroindústria Tropical Fones: (85) 299-1907 / 9953-8290 e-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/