01/05/03 |

Parlamentares prometem defender emenda ao orçamento da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O deputado federal Welinton Fagundes (PL-MT) pretende defender, no segundo semestre, emenda ao orçamento para a área de transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A declaração foi feita após sessão da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados realizada na tarde de hoje, dia 7, na sede da Embrapa, em Brasília/DF, requerida pelo deputado. Durante a sessão, o diretor presidente da empresa, Clayton Campanhola, sensibilizou os parlamentares para a necessidade de apoio à pesquisa agropecuária, a partir da apresentação dos resultados positivos alcançados ao longo dos 30 anos de atuação da empresa e de seus novos desafios em um contexto de combate à fome.

"Por que a Embrapa não pode ter uma emissora de rádio ou um canal de televisão?", pergunta-se o deputado, empolgado com o alcance do programa Dia-de-Campo na TV, produzido pela Embrapa. O parlamentar defende que a empresa divida os conhecimentos que produz com uma parcela crescente da população, especialmente os conhecimentos que possam ter reflexos nos hábitos alimentares e na saúde dos brasileiros. Welinton elogiou a inclusão do fortalecimento da agricultura familiar entre as diretrizes da nova diretoria da empresa, apresentadas por Campanhola durante a sessão.

O deputado João Grandão (PT/MS), que presidiu a sessão, também prometeu empenhar-se por mais recursos para a Embrapa. Segundo ele, nos próximos dias, membros da comissão começam a discutir com a assessoria da empresa sobre as áreas que uma emenda orçamentária deverá contemplar. Ao final da sessão, Welinton Fagundes destacou que "o desenvolvimento econômico alcançado por Mato Grosso nos últimos dez anos, calcado basicamente na agropecuária, se deveu em grande parte às pesquisa da Embrapa". O deputado sugeriu que os empregados das unidades da empresa também realizem atividades de aproximação com os legislativos locais, com vistas ao fortalecimento dos laços com a Embrapa.

O diretor presidente Clayton Campanhola considerou que a iniciativa de realizar a sessão da comissão na sede da Embrapa foi positiva e lembrou: "dependemos deles para a aprovação do nosso orçamento e, embora a maioria dos parlamentares já reconheçam a importância da Embrapa, é sempre bom mostrar o que estamos desenvolvendo e quais são nossas novas propostas de atuação", finalizou. Os diretores executivos, Herbert Cavalcante e Gustavo Chianca, também acompanharam a sessão.

Valéria Costa - MTb 15.533/59/32 - SP Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: 61 4484379 Valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/