01/05/03 |

Curso de atualização em mandioca para multiplicadores do Senar na Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 5 a 9 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai ministrar um curso de atualização em mandioca para 25 multiplicadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Estado. Em março, curso similar foi realizado na área de fruticultura.

Dez pesquisadores estarão abordando temas como a importância econômica e situação de mercado da mandioca no Brasil e no mundo; manejo de solos em tabuleiros costeiros; pesquisa participativa; prática de solos em trincheira; fertilidade do solo e nutrição mineral; manejo da cultura; principais pragas e doenças e meios de controle.

Além disso, diversas palestras vão informar sobre os usos da mandioca na alimentação humana (fécula), o processamento da raiz e a produção de derivados, o uso da raspa e da parte aérea na alimentação animal e sistemas de plantio da mandioca (manual e mecânico).

Depois de conhecer o Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca e a Unidade de Processamento de Mandioca da Embrapa, o grupo vai visitar unidades de produção de derivados de mandioca nos municípios de Cruz das Almas e São Miguel das Matas, o mercado local de produtos de mandioca e as comunidades do Cadete e da Tapera, ambos em Cruz das Almas.

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 621-8037 Fax: (75) 621-8092 E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/