01/05/03 |

Varginha é referência na cafeicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Presidente da Illy Café cita o pioneirismo do projeto café na Merenda Escolar e Fazenda Experimental faz descobertas importantes para a produção cafeeira

Varginha é citada como exemplo no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento que encerra-se hoje (14), em Porto Seguro (BA). O motivo é projeto pioneiro Café na Merenda Escolar, implantado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Café.

A citação desta iniciativa varginhense foi ressaltada pelo presidente da Illy Café, Ernesto Illy durante as reuniões do workshop do Núcleo Café & Saúde, na manhã de terça-feira, 13. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas entre médicos, nutricionistas, empresários, representantes de empresas como a Nestlé e lideranças políticas como o secretário municipal do Café de Varginha, Joadylson Barra Ferreira, discutem quais os recentes resultados de pesquisas na cafeicultura, quais os rumos e aplicações desses estudos, e logicamente, os efeitos do café no organismo humano. "O passo que Varginha deu é de suma importância para a saúde dos nossos alunos. Atualmente, servimos o café para cerca de 6 mil estudantes da rede pública e o objetivo é que eles sejam adaptados a uma bebida natural e benéfica, ao contrário dos refrigerantes que hoje causam obesidade em um terço das crianças norte-americanas", diz Ferreira. O secretário do Café aproveitando o ensejo da repercussão positiva referente a Varginha falou aos participantes do workshop sobre a experiênca prática já vivenciada entre os estudantes, sendo aplaudido pela iniciativa de disponibilizar o café para os alunos. A expectativa é que os alunos sejam beneficiados principalmente pelos efeitos estimulantes sobre a memória, atenção e concentração provocados pelo café.

Recursos financiados pelo Ministério da Agricultura, Embrapa e pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, estão sendo aplicados em pesquisas visando levantar os variados reflexos do produto no corpo. Entre as sugestões está a padronização da qualidade do café a ser analisado tanto em laboratórios e fazendas experimentais por pesquisadores. Os resultados serão divulgados e não ficarão restritos apenas a grupos diretamente ligados à cafeicultura.

As discussões em torno das aplicações do café vão além da simples ingestão pelo sabor e aroma característicos. Especialistas defendem o uso da bebida em enfermarias de clínicas de psiquiatria e como antidepressivo, levando-se em conta componentes relevantes como a dosagem ideal de cafeína e os ácidos clorogênicos que atuam diretamente no cérebro. De acordo com o médico Darcy Lima, pesquisador dos efeitos do café no corpo humano, a finalidade do Worksop é mesclar as sugestões, os resultados já obtidos e comprovados em pesquisas e ainda estimular mais estudos para provar que o café, dentre outros benefícios, faz bem à saúde.

Fazenda experimental - Outra referência positiva que Varginha conquista refere-se aos estudos em andamento na Fazenda Experimental do Procafé. De acordo com o engenheiro agrônomo, Antonio Wander, também presente no Simpósio em Porto Seguro, uma pesquisa desenvolvida em Varginha resultou num café resistente à ferrugem. A mais recente novidade é de outro café resistente ao Bicho Mineiro – praga característica de outras regiões mineiras e da Bahia. A Fazenda Experimental de Varginha é uma das mais importantes mantidas pelo Ministério da Agricultura. A área é de 60 hectares com 70 mil pés de café. Atualmente cerca de 50 projetos (de pesquisa) estão em andamento. "O mais importante é a pesquisa do desenvolvimento genético", ressalta Wander. Aproveitando a concentração de cafeicultores, Antônio Wander também divulga a realização de um curso para treinar engenheiros agrônomos, associações, empresas públicas e privadas ligados à cafeicultura visando a atualização e padronização de recomendações técnicas para a agricultura. O curso será de 26 a 30 deste mês com aulas práticas e teóricas na Fazenda Experimental do Ministério da Agricultura em Varginha. Informações detalhadas podem ser obtidas diretamente no Procafé.

Assessoria de Imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil Tel: (73) 288-8430 E-mail: Flavia.bessa@embrapa.br ou vgaassessoria@varginha.com.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/