01/05/03 |

Viticultura é tema de curso em Goiás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove nos próximos dias 04 e 05 de junho, curso sobre a cultura da uva no Estado de Goiás. O evento, que será realizado no escritório da empresa em Goiânia (GO), irá apresentar o que existe de mais atual em tecnologia para o cultivo. Temas como comercialização, linhas de crédito e de financiamento para a produção e a formação de uma associação de viticultores também estarão em debate. A iniciativa é aberta ao público. Informações e inscrições pelo telefone (62) 202-6000.

Ao contrário da Região Sul e de localidades do Sudeste e do Nordeste do Brasil, a produção de uva é inexpressiva no Centro-Oeste. Em Goiás, a cultura está restrita a vinhedos no sul (Goiatuba), no sudoeste (Santa Helena) e centro do Estado (Anápolis e Hidrolândia). A produção predominante é a de uva de mesa, destinada ao consumo in natura.

Apesar de pouco relevante, o cultivo tende a se expandir como diversificação da exploração agrícola. Segundo estudo da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), "iniciativas recentes em Goiás permitem que se projete um aumento significativo na atividade vitivinícola nos próximos anos". O documento, entretanto, não quantifica esse crescimento.

A produção goiana pode reforçar o abastecimento do mercado interno de uva de mesa que está em expansão. Nos últimos dez anos, quase dobrou. Saltou de cerca de 300 mil toneladas ao ano para 580 mil toneladas. O consumo da fruta in natura passou de 2,79 quilos por pessoa em 1993 para 3,42 quilos por pessoa em 2002. Além dessa demanda, o país exporta 20,5 mil toneladas de uva de mesa.

Embora esses indicadores apontem a ampliação da comercialização da fruta in natura, a queda dos níveis de preços desse tipo de uva vem ocorrendo de modo sistemático, de acordo com trabalhos da Embrapa Uva e Vinho. Essa situação é atribuída em parte às políticas macroeconômicas que se refletem no poder aquisitivo da população.

O mercado brasileiro está atravessando também uma mudança em sua estrutura de oferta. A uva Niágara Rosada, tradicionalmente produzida no Rio Grande do Sul e no leste do Estado de São Paulo, chegava ao mercado nos meses de dezembro a fevereiro. Contudo, sua adaptação a algumas regiões tropicais proporcionou uma melhor distribuição da oferta da fruta ao longo do ano.

Ainda sobre o comportamento de mercado, houve alteração nas exigências dos consumidores. Entre 1994 e 1999, o país importou quantidades significativas de uvas sem sementes e hoje esse produto tornou-se preferencial, tanto para o mercado interno quanto externo.

O problema é que a produção desse tipo de uva no Brasil ainda é incipiente. Ocorre principalmente no vale do São Francisco, nos Estados de Pernambuco e Bahia, que são pólos exportadores de uva sem semente. No momento, a Embrapa Uva e Vinho vem adaptando mais amplamente às condições tropicais variedades de uva com essa característica, desenvolvidas por instituições de pesquisa internacionais para regiões de clima temperado.

O curso sobre a cultura da videira em Goiás terá, além das palestras, uma visitação a campo em uma propriedade particular no município de Aragoiânia, onde estão plantados comercialmente 10 hectares de uva. O evento possui o apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Arroz e Feijão e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço Evento: Curso sobre a viticultura no Estado de Goiás / Data: 04 e 05 de junho / Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h / Local: Escritório de Negócios da Embrapa em Goiânia, Rodovia BR-153, km 04, saída para Anápolis/GO. Informações: (62) 202-6000

Mais Informações: Jornalista: Rodrigo Peixoto - Reg. Prof.: 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Telefone: (62) 533-2108  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Uva 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/