01/05/03 |

Novo híbrido resistente à fusariose é lançado na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou no dia 14 de maio, na sede da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), em João Pessoa, o Abacaxi Imperial, um híbrido resultante do cruzamento de 'Perolera' com 'Smooth Cayenne'. Obtido pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), o Imperial apresenta resistência à fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans, que é o principal problema fitossanitário da cultura no País, gerando perdas superiores a 80% da produção.

Os pesquisadores José Renato Santos Cabral e Aristóteles Pires de Matos, responsáveis pelo desenvolvimento do híbrido, fizeram a apresentação da variedade, que foi avaliada em distintas regiões produtoras do Brasil (Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul). De acordo com o pesquisador Otávio Álvares de Almeida, líder da equipe técnica de abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a adoção de variedades resistentes como o Imperial é o método mais eficiente e econômico para o controle da doença, além de evitar pulverizações freqüentes com fungicidas.

O novo híbrido é indicado para plantio em regiões adequadas à abacaxicultura, principalmente onde a fusariose é fator limitante para a produção. "As recomendações técnicas de cultivo de abacaxi, atualmente em uso, podem ser aplicadas a essa nova variedade", afirma o pesquisador. Apresentando frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises sensoriais, o Imperial ainda tem como vantagem a ausência de espinhos nas folhas. Os frutos obtidos podem ser destinados para o mercado de consumo in natura e para industrialização, devido às suas características sensoriais e físico-químicas.

As mudas podem ser encomendadas pelo telefone (75) 621-2584 ou e-mail mrmarcos@cnpmf.embrapa.br.

Características do fruto (caracteres avaliados e valores obtidos):

Altura da planta até a base do fruto (cm): 49,1 Comprimento da folha 'D' (cm): 68,0 Comprimento do pedúnculo (cm): 20,8 Diâmetro do pedúnculo (cm): 3,1 Tipo de folha: lisa (sem espinhos) Cor da folha: verde escuro Número de mudas tipo filhote: 9,0 Número de mudas tipo rebentão: 1,0 Peso do fruto sem coroa (g): 1.672 Comprimento do fruto (cm): 18,5 Diâmetro mediano do fruto (cm): 13,5 Peso da coroa (g): 120 Comprimento da coroa (cm): 17,8 Forma do fruto: cilíndrica Cor da casca: amarela Cor da polpa: amarela Diâmetro do eixo central do fruto (cm): 2,4 Sólidos solúveis totais (ºBrix): 15,8 Acidez (% de ácido cítrico): 0,62 Reação à fusariose: resistente

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 621-8037 Fax: (75) 621-8092 E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/