01/05/03 |

Recria de terneiras ou bezerras expande produção e produtividade de leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 30 de maio, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o Centro de recria de terneiras ou bezerras para a produção de leite. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Centro de Recria de Terneiras Leiteiras é um sistema de terceirização da recria de bezerras pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a cooperativa de leite e a extensão rural do Estado.

Instalado em Bagé, Rio Grande do Sul, o centro recebe terneiras com idade entre 6 e 8 meses que serão devolvidas às propriedades de origem aos 26 meses de idade, em fase de pré-parto. Entre outros objetivos, o centro foi implantado para demonstrar resultados técnicos, identificar custos e benefícios da recria terceirizada fora da unidade de produção e para formar futuras matrizes mais produtivas.

Os resultados da pesquisa demonstram viabilidade técnica e econômica para implantação de centros de recria em várias regiões produtoras de leite. Verificou-se a possibilidade de aumentar a produção de leite já na primeira lactação. As terneiras recriadas na Embrapa Pecuária Sul produziram 1.300 litros de leite a mais por lactação do que as contemporâneas recriadas na mesma propriedade.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações Jorge Macau - (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Telefone:(61) 448-4278 Endereço eletrônico: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações Cristiane Betemps (7418/33/34 RS) Embrapa Pecuária Sul Telefone: (53) 242-8499, ramal 253 Endereço eletrônico: betemps@cppsul.embrapa.br foto: Embrapa Pecuária Sul  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/