01/05/03 |

Dia de Campo na TV mostra plantio de espécies nativas em ambientes degradados do Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 16 de maio, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a recuperação de ambientes ribeirinhos (matas de galeria). O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apesar de ocuparem apenas 5% da área de Cerrado, os ambientes ribeirinhos destacam-se pela riqueza em espécies vegetais e diversidade genética, além de protegerem os recursos hídricos, solo, fauna silvestre e aquática da região.

Embora protegidos por legislação federal e estadual, esses ambientes são alterados e destruídos, o que contribui para redução da qualidade e quantidade de água disponível para o consumo humano. A tecnologia para recuperação de matas de galeria da região do Brasil Central incentiva o plantio de espécies nativas do ambiente a ser reabilitado. As técnicas respeitam a biodiversidade das matas e procuram reestruturar o local de forma a possibilitar o retorno, o mais rápido possível, às funções originais.

No programa, especialistas no assunto vão apresentar informações sobre coleta de sementes, germinação, produção de mudas e plantios de recuperação. Elaboração e execução de projetos de revegetação, critérios para escolha de espécies e técnicas mais adequadas de plantio e legislação específica também serão abordados.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Cerrados Jornalista: Rose Azevedo (MTb 2978/13/74/DF) Fone: (61) 388-9931 E-mail rose@cpac.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Fone: (61) 448-4278 E-mail: macau@sct.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/