01/05/03 |

Parcerias serão oferecidos na feira do empreendedor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai participar da Feira do Empreendedor do Centro-Oeste levando oportunidades de negócios e de parcerias em análises de rações, bioinseticidas, biorreatores e cogumelos comestíveis e medicinais. A feira que será realizada na ExpoBrasília, no Parque da Cidade (Brasília, DF) estará aberta ao público no horário das 16 às 22 horas nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feiras) e das 10 às 22 horas nos dias 24 e 25 (sábado e domingo). O ingresso será 1 kg de alimento não perecível ou R$ 3,00.

A Feira do Empreendedor é um evento organizado pelo Sebrae e conta com o apoio de instituições do segmento empresarial ligados à agricultura, indústria e serviços. Oferece oportunidades para a realização de contatos e negócios entre os vários elos das cadeias produtivas, como produtores, franqueadores, indústrias, inventores, instituições de pesquisa, agentes financeiros, agentes reguladores e de registro de empresas e produtos, etc.

Prevenção do mal-da-vaca-louca: no caso da análise de rações, a Embrapa Recursos Genéticos oferecerá a oportunidade de efetuar o licenciamento da análise da presença de proteínas animais em rações destinadas à alimentação de ruminantes e também, o estabelecimento de contratos com fábricas de rações, secretarias estaduais de agricultura para realização de análises de acompanhamento ou para efeito de fiscalização. Dentro de pouco tempo, todas as fábricas de rações do país necessitarão efetuar, de forma rotineira, esse tipo de análise. Esta nova metodologia, desenvolvida e patenteada pela Embrapa permite identificar a presença de proteínas animais nas rações destinadas ao consumo de ruminantes, através da espectrometria de massa. Evitando o consumo dessas proteínas, elimina-se qualquer possibilidade da ocorrência do mal-da vaca louca no país.

Bioinseticidas preservam o ambiente: a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia oferecerá a tecnologia para a produção de bioinseticidas à base de Bacillus para o controle de pragas agrícolas e florestais e de mosquitos vetores de doenças. Os produtos são constituídos de misturas de esporos e cristais protéicos de endotoxinas veiculadas em meios apropriados, para ser utilizados em controle biológico de lagartas importantes em diversas culturas de interesse econômico e em florestas e em programas de controle de mosquitos, como o pernilongo e o Aedes aegypti, vetor da dengue. As principais vantagens dos inseticidas é que eles são muito específicos, não causam problemas ao meio ambiente, nem aos trabalhadores rurais e não deixam resíduos tóxicos nos alimentos. As tecnologias estão disponíveis para licenciamento por empresas interessadas e a Unidade poderá prestar consultorias em diversas etapas do projeto, construção e operação de fábrica, solicitação de registro de produtos, etc..

Clonagem de plantas: os biorreatores são equipamento para produção de mudas de plantas por meio do cultivo de células, tecidos ou órgãos de forma automática, com monitoramento e controle das condições de cultivo e menor manipulação das culturas. A utilização do equipamento permitirá às empresas dedicadas à fruticultura, produção de plantas medicinais e ornamentais, reflorestamento, papel e celulose, madeireiras, dentre outras,acelerar o ciclo de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade. A Embrapa patenteou dois sistemas de biorreatores e poderá licenciar empresas para construí-los ou para utilizá-los em escala comercial. Também neste caso, a Unidade poderá prestar consultoria nas diversas etapas de planejamento, construção e início da utilização dos biorreatores e efetuar o treinamento de pessoal para as empresas interessadas.

Tecnologia chinesa melhora a produção de cogumelos: a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem executando pesquisas com cogumelos para uso humano desde 1996. As propriedades farmacológicas de algumas espécies apresentam grande potencial econômico, revelados pelos avanços da biotecnologia. O objetivo dessas pesquisas é contribuir com a oferta de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos que venham beneficiar a população brasileira sob o aspecto nutricional tendo em vista o elevado teor protéico, vitamínico, mineral e de diversas substâncias ativas nos cogumelos. Diversos cogumelos podem ser produzidos através da técnica chinesa "Jun-Cao". A grande vantagem desta técnica, em relação às mais antigas, é que na metodologia Jun-Cao não são utilizadas toras de madeira como substrato, o que torna a produção mais rápida, econômica e ambientalmente mais segura. A Unidade está oferecendo cursos de capacitação e parcerias para produção dos substratos e das "sementes", ou seja, os inóculos a utilizar nos processos produtivos.

Mais informações: José Manuel Cabral S. Dias Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefone: (61) 448-4662 Endereço eletrônico: cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/