01/05/03 |

Cadeia produtiva terá voz em simpósio de pesquisa cafeeira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os rumos da pesquisa cafeeira traçados por todos os agentes do agronegócio café. Esse é um dos grandes objetivos do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que acontecerá dos dias 11 a 14 de maio no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro-BA. A realização é do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Governo da Bahia.

Serão quatro dias de trocas recíprocas de idéias entre produtores, industriais, técnicos, extensionistas, cooperativas, comerciantes, consumidores, pesquisadores, professores e estudantes, decidindo democraticamente o futuro da agenda de pesquisa em café de acordo com as demandas prioritárias de cada segmento. É prevista a presença de 1200 participantes.

As palestras sobre resultados em diversas áreas de pesquisa, perspectivas e temas relevantes para o agronegócio café serão apresentadas e discutidas com o público participante. A iniciativa pretende aproximar os recursos da ciência e tecnologia das necessidades do setor cafeeiro.

A abertura contará com a presença ilustre do diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Néstor Ozório, que irá ministrar Aula Magna sobre Perspectivas Globais do Agronegócio Café e o Papel da Organização Internacional do Café na Performance do Mercado Mundial.

Recorde de trabalhos científicos - Quinhentos e vinte. Esse é o número exato de trabalhos científicos que serão apresentados durante o III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, um recorde que supera em quase 50% o número alcançado nas edições anteriores do evento. Os trabalhos estão distribuídos em doze núcleos de pesquisa: Agroclimatologia e Fisiologia do Cafeeiro, Biotecnologia Aplicada à Cadeia, Cafeicultura Irrigada, Colheita, Pós-Colheita e Qualidade, Doenças e Nematóides do Cafeeiro, Genética e Melhoramento do Cafeeiro, Industrialização e Qualidade do Café, Manejo da Lavoura Cafeeira, Pragas do Cafeeiro, Socioeconomia, Mercado e Qualidade na Cadeia, Solos e Nutrição do Cafeeiro e Transferência e Difusão de Tecnologia.

Benefícios do café para a saúde será destaque - Simultaneamente, será realizado o Workshop Internacional de Café & Saúde, em parceria com o CNPq, ABIC, UFRJ e Universidade de Vanderbilt, que também irá reunir pesquisadores e profissionais da área médica, nutricionistas e empresários da agroindústria do Brasil e do exterior. O objetivo é nivelar conhecimentos e apresentar os resultados surpreendentes de pesquisa sobre o tema Café & Saúde, além de divulgar e fortalecer conceitos sobre os benefícios do café para a saúde humana, desmistificando antigos tabus em torno do café.

Pesquisas científicas realizadas no Brasil, EUA, Europa e Japão comprovam o café proporciona um status de saúde generalizado ao organismo humano. No Sistema Nervoso Central, funciona como estimulante natural, favorecendo as faculdades intelectuais (atenção, concentração e memória), inclusive a aprendizagem escolar. Também tem papel importante na prevenção do câncer de cólon, de doenças degenerativas (Parkinson), além de problemas respiratórios e circulatórios e de enxaquecas. Os ácidos clorogênicos presentes na composição reduzem a necessidade de autogratificação, afetando positivamente o humor e prevenindo males como depressão, tabagismo, alcoolismo, suicídio e consumo de drogas.

O workshop é reflexo de uma das mais nova tendências de pesquisa no âmbito do Consórcio, com a criação do Núcleo Café & Saúde, que se dedicará exclusivamente a pesquisas sobre os benefícios do consumo de café.

Atrações culturais - Os amantes da arte terão espaço cativo durante o Simpósio. Duas exposições com a temática café darão o tom da alma e do coração ao evento: "Café com Arte", da artista plástica Valéria Vidigal, que reúne 21 trabalhos que retratam desde a lavoura, colheita, grãos até o prazer da bebida e "Prazer Expresso", da artista plástica Elaine Fontes, que explora três fontes em seus trabalhos: terra, grãos e a bebida. O Simpósio tem o apoio do Conselho Deliberativo da Política do Café e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Jornalista: Flávia Bessa - Reg. Prof.: 4469 MTb/DF Área de Comunicação e Transferência de Tecnologia da Embrapa Café Tel.: (61) 448-4551 E-mail: flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/