01/05/03 |

Dia de campo apresenta trabalhos na área da agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Prefeitura de Regeneração e com a Associação de Moradores das Comunidades Boi Manso, Pau D´arco e Caxingó, Piauí, realizam neste sábado,17, dia de campo sobre agricultura familiar na comunidade Boi Manso, em Regeneração.

O Sistema Regeneração de Agricultura Familiar, implantado na Comunidade Boi Manso, é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embrapa, Prefeitura de Regeneração e Banco do Nordeste. No local, cerca de 20 famílias trabalham no cultivo da mandioca, feijão caupi, feijão guandu, milho e arroz. Foram também implantados no local sistemas de criação de caprinos e de galinha caipira.

O sistema vem despertando a atenção de assessores do governo Federal que tratam da questão da segurança alimentar. No local, são usadas técnicas simples e de baixo custo, mas que contribuem significativamente para a melhoria de vida dos moradores das comunidades envolvidas. Estão sendo discutidos projetos visando implantar em outras regiões do Piauí e do Brasil sistemas de produção similares ao existente na comunidade.

O dia de campo terá início às 8 horas com as palestras da chefe-geral da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), Maria Pinheiro Fernandes Corrêa, e do chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Unidade, Raimundo Bezerra de Araújo Neto. Em seguida, haverá palestra dos pesquisadores Edvaldo Sagrilo e Joaquim Nazário que falarão sobre sistemas alternativos de produção agrícola (mandioca + arroz e milho + feijão). O pesquisador Firmino Barbosa, da Embrapa, e a bolsista do CNPq Rejane de Oliveira Costa apresentarão palestra sobre sistema alternativo de criação de aves caipiras. A última apresentação será feita pelos pesquisadores Eneide Girão e Luís Pinto Medeiros, sobre Sistema de Produção de Caprinos.

O dia de campo em Regeneração contará também com a presença de agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste e de agricultores familiares do Ceará. Esse intercâmbio faz parte das ações de um projeto de Transferência de Tecnologia, liderado pela pesquisadora Helenira Marinho, da Embrapa Caprinos (Sobral-CE). O projeto tem apoio financeiro do BNB. Os agricultores e agentes de desenvolvimento do Ceará irão conhecer os trabalhos na Comunidade Boi Manso, para divulgar a experiência em unidades de produção familiar do Ceará.

Eugênia Ribeiro / Jornalista MTb 1091 Embrapa Meio-Norte E-mail: eugenia@cpamn.embrapa.br / Telefone (86) 225-1141 - R 233 Celular (86) 9987-1487 / Fax: 225-1142

 

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/