01/05/03 |

Pesquisa analisa consumo de café em atletas e trabalhadores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O café é um dos alimentos mais tradicionais na alimentação do homem, no entanto sua relação com a saúde humana ainda são pouco estudadas", diz a professora da Universidade de Brasília (UnB), Teresa Helena Macedo da Costa. Baseadas nesta realidade, lideranças da cafeicultura estão voltadas para que pesquisas sejam desenvolvidas ininterruptamente com o objetivo de que dados concretos a respeito do café sejam esclarecidos. Esse foi um dos focos centrais discutidos durante o III Simpósito de Pesquisa dos Cafés do Brasil e no Workshop Internacional Café & Saúde, em Porto Seguro (BA), numa realização do Consórsio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Embrapa e Governo da Bahia.

Dentre as discussões está o tema desenvolvido pela professora Teresa da Costa: "Café e Saúde no Trabalho e no Esporte". Ela explica que uma pesquisa em andamento investiga os reflexos do consumo de café em atletas e em trabalhadores. O consumo de café em atletas adolescentes federados do Distrito Federal em desportos, grupais e individuais, associado a parâmetros sócio-demográficos, antropométricos e nutricionais nos atletas é o foco das análises. As experiências também estão sendo desenvolvidas sobre o consumo de café e sua associação com variáveis aterogênicas em trabalhadores que utilizam os restaurantes vinculados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A pesquisa avalia as variáveis sócio-demográficas, antecedentes de saúde, antropométricas, pressão arterial, nutricionais e bioquímicas dos trabalhadores em relação ao consumo de café controlando-se também a ingestão de outros alimentos, bebidas e o nível de atividade física dos consumidores.

Os projetos são desenvolvidos em duas capitais brasileiras, Brasília (DF) e Belém (PA), locais onde são avaliados trabalhadores que freqüentam as unidades vinculadas ao PAT. O objetivo é discutir a contribuição desses estudos no estabelecimento de níveis adequados de consumo de café e a participação do café como modulador de comportamentos em relação à substituição de outros alimentos e ao estilo de vida ligado principalmente à atividade física.

Jornalista: Seila Mara Alcântara Assessoria de imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil – Workshop Internacional de Café & Saúde. seilamaraa@bol.com.brm ou vgaassessoria@varginha.com.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/