01/05/03 |

Resultado do teste de progênie do Gir Leiteiro é lançado na Expozebu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O resultado do teste de progênie (11º Grupo) do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro foi lançado durante a Expozebu. O evento foi realizado no auditório da ABCZ e teve palestras do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Mário Luiz Martinez e do pesquisador Rui da Silva Verneque. O teste de progênie do Gir Leiteiro é o primeiro realizado no mundo nas raças zebuínas. O Programa visa o melhoramento genético da raça Gir por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para a produção de leite e gordura, assim como das características de conformação e manejo. Segundo o pesquisador Roberto Luiz Teodoro, o touro é responsável por cerca de 80% da genética do filho. "Isso se deve ao fato do touro ter mais filhos que a vaca, tornando-o mais importante no processo de seleção genética", diz Teodoro.

O trabalho de melhoramento funciona da seguinte forma: os touros jovens, previamente selecionados pelo pedigree ou valor genético, fornecem o sêmen para fazendas colaboradoras (aproximadamente 300 propriedades) que fazem parte do Programa. Técnicos acompanham o desempenho produtivo das progênies (filhas) até o encerramento da primeira lactação. Os resultados coletados serão, posteriormente, utilizados para a avaliação genética dos pais.

Iniciado em 1985, o Programa é executado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com a ABCZ, ABCGIL, centrais de processamento de sêmen, CNPq, Fapemig empresas estaduais de pesquisa, criadores de gado Gir e fazendas colaboradoras. A Embrapa também fez recentemente o lançamento do resultado do teste de progênie da raça Guzerá. Os sumários com os resultados poderão ser obtidos na Embrapa Gado de Leite ou nas associações das raças Gir e Guzerá.

Jornalista: Rubens Neiva Embrapa Gado de Leite Telefone: (32) 3249-4712 E-mail neiva@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/