01/05/03 |

Embrapa firma parcerias para desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assina protocolos de intenções com três instituições para realização de trabalhos na área de educação ambiental e sustentabilidade do agronegócio florestal.

O primeiro protocolo foi assinado no último dia 26 com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Cefet-PR. No momento, está sendo elaborado um cronograma de atividades e reuniões para que as ações possam ser efetivamente implementadas. O Cefet-PR é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação e é considerado um centro de referência do ensino tecnológico do Sul do País. Sua finalidade é formar e qualificar profissionais nos vários níveis e modalidades de ensino para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, fornecendo mecanismos para a educação continuada. O protocolo foi assinado pelo Chefe-Geral da Embrapa Florestas (Colombo, PR), Vitor Afonso Hoeflich, e pelo Diretor da Unidade de Curitiba do Cefet-PR, Cion Cassiano Bass, nas dependências da instituição. Nesse mesmo dia, a funcionária da Embrapa Florestas, Yara Cassolato Varela, recebeu o prêmio "Profissional de Recursos Humanos do Ano", em evento realizado pelo Cefet-PR em comemoração ao Dia da Indústria.

O segundo protocolo foi assinado no dia 27 com a Renault do Brasil S.A., nas dependências da fábrica em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/PR. Nesse dia foi apresentado um conjunto de ações e projetos voltados à melhoria do meio ambiente a serem executados pela empresa, entre eles a parceria com a Embrapa Florestas. A Renault executa, em seu perímetro industrial, diversas ações de preservação do meio ambiente, como plantio de mudas de árvores nativas, monitoramento da qualidade da água do principal rio da região que margeia a empresa e controle diário de seus efluentes líquidos, ruídos e emissões atmosféricas.

Além disso, possui um amplo programa de reciclagem de resíduos e também promove, junto a seus funcionários, a coleta seletiva de materiais e estimula o uso racional de recursos. O trabalho com a Embrapa pretende reforçar muitas destas ações, com enfoque em práticas de educação ambiental envolvendo a comunidade. Assinaram o documento o Chefe-Geral da Embrapa Florestas, Vitor Afonso Hoeflich, e o Presidente da Renault do Brasil, Pierre Poupel.

Já o terceiro protocolo será assinado no dia 7 de junho com o Município de Balsa Nova/PR. A assinatura vai acontecer durante a inauguração do Parque Manancial de Balsa Nova. O protocolo será firmado entre o Chefe-Geral da Embrapa Florestas, Vitor Afonso Hoeflich, e o Prefeito Municipal de Balsa Nova, Osvaldo Vanderlei Costa.

Estas parcerias, somadas a outras já em andamento pela Unidade, reforçam o compromisso com a sociedade de levar informações e práticas sustentáveis, colaborando para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.

Mais informações: Katia Pichelli - Jornalista - MTb 3594-PR Embrapa Florestas Telefone: (41) 666-1313  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/