01/05/03 |

Simpósio do café prossegue com extensa programação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil prossegue com uma extensa programação nesta quarta-feira. Pela manhã, teremos plenária sobre os Rumos da Mecanização na Cafeicultura, com Humberto Santa Cruz, presidente – Associação de Agricultores e Irrigantes do Oeste da Bahia; "Conquistas e Limitações da Agricultura de Precisão e suas Implicações para uso na Cafeicultura", com Evandro Chartuni Mantovani, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo; "Avanços da Mecanização Convencional na Cafeicultura: Conseqüências Atuais e Potenciais", com Fernando Augusto Vicentini, consultor – DATERRA Atividades Rurais Ltda; e encerrando a agenda matinal palestra geral sobre "Novos Instrumentos para Monitoramento e Certificação de Qualidade e suas Implicações para a Cafeicultura", com Luiz Henrique Caparelli Mattoso, Pesquisador – Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Os fóruns também prometem grande participação a partir das 14h: - Núcleos de Colheita, Pós-Colheita e Industrialização: Evolução e Tendências dos Estudos em Pós-Colheita e Industrialização; Evolução, Características e Perspectivas da Programação de P&D do Núcleo de Colheita, Pós-Colheita e Qualidade do Café; e Evolução, Características e Perspectivas da Programação de P&D do Núcleo de Industrialização e Qualidade do Café.

- Núcleo de Solos e Fisiologia: Evolução e Tendências dos Estudos em Solos, Nutrição e Fisiologia; Evolução, Características e Perspectivas da Programação de P&D do Núcleo de Solos e Nutrição do Cafeeiro; e Evolução, Características e Perspectivas da Programação de P&D do Núcleo de Agroclimatologia e Fisiologia do Cafeeiro.

A partir das 14:00h serão ministrados os dois últimos cursos: variedades e Manejo Café Conilon e Controle Biológico da Broca-do-Café

A capacitação profissional, variedade de conhecimento de diversos setores voltados à cafeicultura e o interesse pelo setor cafeeiro têm sido alvo de elogios à realização do Simpósio. O reconhecimento da importância da pesquisa associado à necessidade de maiores investimentos neste setor visando beneficiar não só a própria cafeicultura mas a sociedade em geral. Estudos nos mais amplos setores da cafeicultura como os avanços na produção e os efeitos do café no corpo humano são alguns dos temas tratados nas reuniões. Dentre as novidades na área do campo, o engenheiro agrônomo do Procafé, Antonio Wander, afirma que a descoberta de um café resistente à ferrugem é um dos resultados de pesquisas realizadas na Fazenda Experimental do Ministério da Agricultura, em Varginha (MG). Outra novidade é o eficaz combate ao bicho mineiro que irá beneficiar diretamente lavouras do norte de Minas e da Bahia.

Por outro lado, especialistas como nutricionistas e médicos divulgam recentes estudos referentes aos componentes do café e seus reflexos no organismo humano. Entre as referências, estão dados de estudos feitos na Suécia que mostram que o consumo generoso de quantidade de café está relacionado ao baixo risco de câncer do endométrico.

Com reuniões, divulgações de estudos, comparações e debates, um grupo de aproximadamente 40 pessoas irá traçar os rumos do projeto Café & Saúde. Dentre as sugestões, está a necessidade de definir qual o tipo de café será avaliado de forma que as universidades, laboratórios e pesquisadores avancem estudos em um tipo padronizado do produto. O Simpósio prossegue até essa quarta-feira e de acordo com o diretor da Embrapa, Luiz Rufino o balanço é positivo e os reflexos desse importante evento contribuirá veementemente para a cafeicultura e economia brasileira.

Assessoria de Imprensa do III Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil Tel: (73) 288-8430 E-mail: Flavia.bessa@embrapa.br ou vgaassessoria@varginha.com.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/