01/05/03 |

Evento Internacional avalia riscos ambientais de transgênicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

As plantas geneticamente modificadas ocupam cerca de 60 milhões de hectares no mundo hoje. Um dos pontos mais polêmicos acerca desse assunto são os riscos ambientais relacionados ao cultivo dessas plantas. Para discutir esse tema, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove o "2° Workshop sobre Diretrizes para Avaliação de OGM's", que será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, no Grande Hotel Bittar, em Brasília e reunirá cerca de 70 cientistas de quinze países.

O objetivo é redigir diretrizes científicas relevantes para a avaliação de riscos apresentados pelo cultivo de OGM's no Brasil, especialmente do algodão geneticamente modificado contendo a bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Essas diretrizes contribuirão para a definição de protocolos oficiais pelo governo brasileiro.

O Workshop faz parte de um projeto internacional coordenado por um grupo de cientistas (Grupo Global de Trabalho sobre Organismos Transgênicos no Manejo Integrado de Pragas e no Biocontrole), sob a égide do Instituto Internacional de Controle Biológico (IOBC) e financiado pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC).

Esse é o segundo workshop do projeto. O primeiro foi realizado no Quênia com análise voltada ao milho Bt. Esta iniciativa visa desenvolver as propostas de instruções, a fim de produzir resultados aplicáveis às diferentes condições ambientais, culturais e sócio-econômicas predominantes nas várias regiões geográficas do mundo.

Durante o evento, serão organizados grupos de discussão sobre os assuntos relacionados com os organismos geneticamente modificados, entre os quais destacam-se: análises sociais, políticas e econômicas; caracterização de plantas transgênicas; impacto a organismos não alvo; fluxo gênico e manejo da resistência. No dia 18 (quarta-feira) haverá a realização de uma sessão aberta ao público, onde participantes do workshop apresentarão os resultados obtidos e estarão disponíveis para discussões. Poderão participar dessa sessão cientistas, organizações de agricultores e da sociedade civil, representantes do governo e da indústria, e o público em geral, mediante inscrição prévia.

A organização deste evento, em Brasília, está sob a responsabilidade das pesquisadoras Deise Capalbo, da Embrapa Meio Ambiente, e Eliana Fontes, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Ambas participam do projeto como membros do Comitê Diretor e estão na coordenação do Grupo Regional da América do Sul.

As inscrições para o dia público estão abertas até o dia 6 de junho e as fichas podem ser encontradas no site: www.cenargen.embrapa.br/cursos/cursos.html.

Outras informações podem ser obtidas com a Sra. Cida Fraga, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, PqEB. W5 Norte, 70770-900, Brasília, Brasil. Tel./fax: (61) 448-4673. E-mail: mfraga@cenargen.embrapa.br.

Mais informações Maria Fernanda Diniz Avidos Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Telefones: (61) 448-4769 e 448-4770, E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/