01/05/03 |

Ciclo de palestras discute o agronegócio em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tem início nesta terça-feira, 27, o "I Ciclo de Palestras sobre o Agronegócio", uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e da União das Escolas Superiores de Porto Velho, RO, (Unipec). O evento, que se estende até o dia 24 de junho, tem o objetivo de promover a análise de aspectos tecnológicos, sócio-econômicos e ambientais da cadeia produtiva e do agronegócio em Rondônia, implementando soluções que possibilitem seu desenvolvimento sustentável, por intermédio da geração de emprego, renda e qualidade ambiental.

O ciclo de palestras acontece no auditório da Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron) e terá como principal público os setores públicos e privados que integram estabelecimentos de pesquisa e ensino, envolvendo agentes das cadeias produtivas do agronegócio e formadores de opinião do meio, como professores, pesquisadores, técnicos e produtores, além de membros da indústria e do comércio. A metodologia utilizada pelos palestrantes envolverá debates, questionários e considerações monitoradas por mediadores, sendo que ao final das discussões serão emitidos certificados.

De acordo com o coordenador do I Ciclo de Palestras, o pesquisador da Embrapa Rondônia na Área de Nutrição de Ruminantes e professor João Paulo Guimarães Soares, o evento pretende despertar o corpo discente das várias instituições participantes para a evolução do agronegócio no Estado. "É essencial caracterizarmos os problemas e revelarmos as oportunidades para o desenvolvimento da atividade, tendo especial atenção com o meio ambiente, a segurança alimentar, o aumento da produtividade e a recuperação de áreas degradadas", diz. "Outra preocupação é oferecer alternativas de integrações tecnológicas entre o governo estadual e as instituições públicas e privadas", completa o pesquisador.

Abaixo, veja um breve histórico sobre a situação do agronegócio no Brasil, em Rondônia, e a programação completa do evento:

Histórico

Até o ano 2000, o Produto Interno Bruto (PIB) – do Brasil, medido em dólares correntes, colocou o país como a nona economia mundial, entre Canadá e México. No entanto, na lista dos maiores exportadores, o país figurou apenas em 29º lugar, entre Indonésia e Índia.

É uma posição modesta em relação ao nosso potencial produtivo, frente às possibilidades que estão se abrindo aos negócios internacionais no atual processo de globalização e ao objetivo de melhorar a performance de comércio exterior do Brasil. Tal objetivo é condição necessária para reduzir a vulnerabilidade de nossa economia às flutuações do mercado internacional de capitais e à volatilidade de seus fluxos financeiros.

Há interesse e necessidade, portanto, de acelerar o crescimento das exportações, para contrabalançar as crescentes demandas de importações geradas pelo aumento do bem-estar nacional, pelo crescimento econômico e pelas compras externas de máquinas, equipamentos e serviços mais produtivos, para continuamente aumentar a produtividade da economia.

Hoje, o Brasil vislumbra uma produção estimada para safra 2002/2003 de 112,4 milhões de toneladas de grãos, cultivada em 42,3 milhões de hectares, ou seja registramos um crescimento na ordem de 70% na produção em apenas 10 anos. O agronegócio passou a valer R$ 424,4 bilhões de reais, representando 29% do PIB do país. Pela primeira vez na história a safra de soja superou a dos Estados Unidos sendo de 50 milhões toneladas.

O estado de Rondônia, neste contexto, também vem conseguindo alcançar produções avançadas. Segundo estimativas, existem no Estado 87 mil propriedades rurais atuando associativamente com várias atividades.

O rebanho bovino apresenta-se em torno de 8 milhões de cabeças, sendo o crescimento percentual da produção de leite em Rondônia a maior entre todos os estados brasileiros: a produção passou de 317.250 para 422.255 litros, aumentando 33%, correspondentes à taxa anual de crescimento de 7,41%. A carne bovina representa 51% do PIB do estado produtor de 5 milhões de cabeças. O dado abre uma perspectiva para futuras exportações com o selo de produto livre da febre aftosa.

Programação Técnica

27 de maio (Terça-feira) 19h30 - 21h: "Manejo Florestal", palestrante: Abadio Hermes Vieira (Embrapa Rondônia)

30 de maio (Sexta-feira) 19h30 - 21h: "Cadeia da Madeira", palestrante: Eugênio Pacelli Martins (Bolsista CNPq)

03 de Junho (Terça-feira) 19h30 - 21h: "Cadeia de Grãos", palestrante: André Rostand Ramalho (Embrapa Rondônia)

06 de Junho (Sexta-feira) 19h30 - 21h: "Sistemas Agroflorestais", palestrante: Marília Locatelli (Embrapa Rondônia)

13 de Junho (Sexta-feira) 19h: Confraternização - Festa Junina

17 de Junho (Terça-feira)

19h30 - 21h: "Cadeia do Café", palestrante: Calixto Rosa Neto (Embrapa Rondônia)

24 de Junho (Sexta-feira)

19h30 - 21h: "Ciclo da Borracha", palestrante: José Nilton Medeiros Costa (Embrapa Rondônia)

Mais informações: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) e João Paulo Guimarães Soares Embrapa Rondônia Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) Endereço eletrônico: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agronegócio 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/