01/06/03 |

Encontro em Sorriso debate a preservação do solo com maior produtividade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Evento realizado em Sorriso/MT atraiu mais 2.300 pessoas por dia
Durante 3 dias (04 a 06 de junho/03), Sorriso foi palco de um projeto cada vez mais viável para a agricultura: o Sistema Plantio Direto que cada vez mais ganha adeptos por sua viabilidade e resultados positivos conquistados pelos agricultores, sobretudo no combate a erosão e ganho na produtividade.

A realização do 7º Encontro de Plantio Direto no Cerrado, veio de encontro com a crescente aceitação desta prática, e Sorriso/MT, município líder na produção de soja no Brasil, por estar no coração do Estado, responsável por 2.8% da produção nacional e 17% da produção estadual venceu outras importantes cidades do Brasil para sediar este evento, possibilitando a divulgação da técnica para agricultores, pesquisadores e extensionistas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Rondônia Amazonas, Paraná, Maranhão, São Paulo, Minas, Distrito Federal, São Paulo e Peru ( em um total de mais de 2300 pessoas ao dia), o evento pode ser considerado um sucesso de movimento pró Sistema de Plantio Direto.

Dentre as atividades do Encontro destacamos a realização de palestras, mini-cursos simultâneos, dia de campo com a apresentação de Vitrine de Tecnologias, demonstração de máquinas e equipamentos e exposição de empresas do segmento na área estática do evento. Na área do dia de campo, 25 empresas parceiras se revezaram no segundo dia do 7º Encontro (05/06) para mostrar as últimas tendências do Plantio Direto, atividade esta coordenado pela empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Mato Grosso (UEP).

A Embrapa, juntamente com a Prefeitura Municipal de Sorriso, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso e Fundação Mato Grosso, foi parceira na realização do 7º Encontro de Plantio Direto no Cerrado, evento promovido pela Associação de Plantio Direto no Cerrado e Clube Amigos da Terra de Sorriso. O sucesso do encontro deve-se ao conteúdo técnico de qualidade abordado por pesquisadores de diversos centros da Embrapa e de outras instituições.

O Pesquisador Pedro Luís de Freitas da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) falou para cerca de 1200 pessoas sobre Princípios e Critérios para Adotar o SPD. "Para que a prática do SPD seja realmente cumprida à risca, há de se cumprir alguns critérios, tais como adotar uma adubação e correção química do solo, fazer a correção física e química do solo, escolher corretamente as máquinas e implementos e adotar um manejo integrado de plantas invasoras. O SPD não tem receita, tem que se adotar o hábito da experiência", frisou o palestrante Pedro Luís de Freitas";

"A classe produtora tem que mostrar se quer algo além do que evitar erosões ao utilizar o Sistema Plantio Direto. Avançamos muito em quantidade no SPD; pouco em qualidade", frisou Pesquisador Luís Carlos Hernani da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados/MS

A participação de técnicos e pesquisadores da Embrapa e de outras instituições como Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Agronômico de Campinas Agência Nacional de Águas, Associação de Plantio Direto no Cerrado, como palestrante, entre outros fizeram de Sorriso palco de uma dos maiores eventos de Plantio Direto no Cerrado registrado nos últimos 10 anos.

O 7º Encontro foi organizado pela Associação de Plantio Direto no Cerrado e pelo Clube Amigos da Terra - CAT. A realização foi da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso, Fundação Mato Grosso e Embrapa UEP/MT, contando ainda com o apoio da UFMT, UNEMAT, FACUAL, AMPA, Governo do Estado de Mato Grosso, ANDEF, FAMATO, SENAR e INDEA.

Área de Comunicação Empresarial Embrapa Agropecuária Oeste Fone: (67) 425-5122 sac@cnpo.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Plantio Direto 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/