01/06/03 |

Embrapa mostra tecnologias no Governar 2003

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, mostrará ao público do evento "Governar 2003 - O Papel dos Municípios na Distribuição das Políticas Sociais do Governo Federal", de 26 a 28 de junho de 2003, no Centro de Convenções de Florianópolis –SC, em estande institucional, as tecnologias que estão colaborando para a redução de desequilíbrios sociais, para a fixação do homem no campo e para a geração de emprego e renda, com destaque para a agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Durante o evento, o ex-presidente e pesquisador da Embrapa, Murilo Xavier Flores, proferirá a palestra "A Embrapa como Instrumento de Combate às Desigualdades Sociais e Resgate da Cidadania".

Os visitantes conhecerão algumas das tecnologias obtidas pela pesquisa destinadas aos pequenos produtores como a fossa biodigestora, que transforma pelo processo de biodigestão os coliformes fecais, canalizados direto do vaso sanitário em adubo orgânico. Também o clorador de água, método prático, simples eficiente e de baixo custo, destinado aos pequenos produtores rurais, que não têm acesso a água tratada. O algodão com fibras naturalmente coloridas, a pimenta-longa e o morango orgânico. O projeto de parceria na área de suinocultura, que permite uma adequação às leis ambientais e proporciona o desenvolvimento de uma atividade suinícola ambientalmente sustentável. O artesanato de palha de milho, de sisal e de lãs tingidas com corantes naturais, exemplos de como o artesanato rural pode se transformar em atividade lucrativa.

Além da mostra de tecnologias, o público poderá degustar o açai, produto de sabor exótico da região norte, e a castanha-do-brasil, que gera como subproduto o óleo de castanha e a farinha, utilizada em bolos, pães e biscoitos, com alto valor protéico, além do morango orgânico e biscoitos de milho

Comunidades indígenas - nos últimos anos, a Embrapa vem disponibilizando sementes tradicionais agrícolas, mantidas em seus bancos de germoplasma para diversas comunidades indígenas. Essa ação tem fortalecido o sistema de segurança alimentar tradicional desses povos e propiciado um verdadeiro resgate cultural de ritos e mitos relacionados a esses materiais genéticos. A diversificação dos plantios dos índios Krahô, pela reintrodução de variedades perdidas de milho, amendoim e batata-doce e o enriquecimento dos quintais pela introdução do cajueiro anão precoce tem contribuído para o fortalecimento da auto-estima e melhoria da qualidade de vida desta etnia.

Mais informações: Elizabete Antunes - Mtb 744/DF Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Tel: (48) 251-4000 (geral do evento) bete@sede.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/