01/06/03 |

Parcerias ampliam atividades em Saúde Animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), acaba de selar dois contratos de cooperação técnica com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) que irão beneficiar o trabalho das duas entidades e o produtor rural. Um deles é com o Laboratório de Diagnóstico das Doenças Animais (LADDAN), da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), e o outro é o da rastreabilidade e certificação de alimentos. O contrato de parceria do LADDAN terá validade de 5 anos. Ao IAGRO cabe a prestação de serviços externos além da defesa e inspeção sanitária.

Segundo Sebastião Paula do Canto, gerente de Planejamento, Avaliação, Controle e Negócios da da Embrapa Gado de Corte, com o LADDAN o órgão poderá atender a grande demanda de exames e obter um panorama da situação epidemiológica do Estado. Ele informou que o IAGRO também está buscando, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma parceria para controle de qualidade do laboratório. O LADDAN já está funcionando no IAGRO com 30 funcionários. Destes, 15 são veterinários que respondem pelo acompanhamento dos testes e atendimento.

Exames de doenças animais e de alimentos

Os exames oferecidos pelo laboratório abrangem dois setores, o de doença animal e o de alimentos. Em bovinos, testes de brucelose, febre aftosa, botulismo, raiva, parasitológico de fezes, entre outros. Em eqüinos, exames de anemia infecciosa e raiva e em suínos, brucelose, leptospirose e outras. Diagnóstico de raiva para cães e gatos e em aves está sendo implantado.

No setor de alimentos, estão sendo realizados exames físico-químicos no leite e derivados como o de teor de gordura, de acidez, exame microbiológico (seis tipos, por exemplo, bolores, salmonella sp) e exames organolépticos (aspectos visuais, cor, aroma etc.). Entre os exames mais solicitados estão os de anemias infecciosas eqüinas que estão custando em torno de 10 reais cada, quando o número de pedido for acima de sete exames; Aftosa por IDGA, 9 reais, Raiva (todas), 21 reais e brucelose, prova lenta, em torno de 6 reais e por AAT, em torno de 5 reais.

O LADDAN disponibilizará pela Internet textos sobre doenças, campanhas nacionais de vacinação, material de colheita para exames, consultas de resultados laboratoriais por meio de senha, listagem de preços e outras. O endereço eletrônico é o http://www.laddan.com.br

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, disse que a parceria LADDAN/IAGRO vai trazer benefícios para a Embrapa que terá informações sobre ocorrências e levantamentos de doenças. Já para o produtor rural, será mais fácil e rápida a execução de exames, uma vez que os serviços serão realizados em Campo Grande, não necessitando mais enviar para fora do Estado. Além disso, explica Pedro Paulo, o LADDAN ganhou penetração estadual, com 160 médicos-veterinários atuando em vários escritórios nos municípios do Estado, prestando orientações diversas, como também na coleta do material a ser examinado. O pesquisador informa que outras parcerias estão sendo estudadas visando melhorar ainda mais o trabalho.

Rastreabilidade e Certificação

Embrapa Gado de Corte e IAGRO estão juntos na rastreabilidade e certificação do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV), criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O IAGRO executará o papel de rastreador do SISBOV, responsável pelo acompanhamento e controle de animais e a Embrapa, em parceria com a Vigilância Individual de Desenvolvimento Animal (VIDA), trabalhará na certificação dos animais.

O pesquisador Pedro Paulo explica que rastreamento e certificação andam juntos, pois um depende do outro. A idéia é de o IAGRO treinar os vigilantes na fazenda para executarem o controle dos animais e a Embrapa gerenciar o trabalho via Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM). "Quanto maior o engajamento das parcerias mais técnicas na produção, mais barata a certificação e maior garantia de qualidade na produção", afirma Pedro Paulo. Informações mais detalhadas sobre rastreamento e certificação poderão ser obtidas pelos telefones (67) 441-8185, 346-2788 e 368-2084, e-mail iagro.na@alphams.com.br ou na página da Embrapa www.cnpgc.embrapa.br

Eliana Cezar Silveira - DRT 15410/SP Embrapa Gado de Corte Fone: (67) 368-2142 eliana@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/