01/06/03 |

Workshop em Belém propõe otimização da pecuária leiteira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foi definida na última sexta-feira, 13, a composição do Grupo Gestor do Programa Cooperativo da Plataforma Tecnológica do Leite da Região Norte, projeto responsável pela identificação das principais restrições tecnológicas, sócio-econômicas e institucionais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do produto. O grupo gestor da plataforma do leite - firmado durante a realização do workshop sobre o assunto em Belém (PA) entre os dias 11 e 13 de junho - é composto por especialistas em quatro áreas estratégicas da cadeia produtiva do leite: Gestor do Grupo (Miguel Simão Neto, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA), Pesquisa e Desenvolvimento (Newton de Lucena Costa, chefe geral da Embrapa Rondônia), Transferência de Tecnologias (Ruraltins, Claudio Luiz Damé Sayão Lobato, da Ruraltins) e Indústria (Pedro Berteli,presidente da Associação dos Laticínios de Rondônia).

A potencialidade do agronegócio leite foi revelada pelo pesquisador Newton de Lucena Costa, da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no dia 12, com apresentação de estudos sobre o segmento "indústria" em Rondônia. Segundo ele, a composição do Grupo Gestor será essencial no desenvolvimento de políticas e diretrizes voltadas para a melhoria da qualidade e produtividade do leite na região, tendo como parceiros os componentes do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Pró Leite). "Iremos apresentar oportunidades para a execução de projetos cooperativos e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite", apresenta Lucena. O objetivo do workshop realizado em Belém no auditório da Embrapa Amazônia Oriental é oferecer continuidade ao Projeto Palataforma Tecnológica do Leite do CNPq e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), iniciado em 1999.

Atividades do projeto - como problemas em etapas na cadeia produtiva, propostas de projetos cooperativos envolvendo os setores público e privado e a eleição de grupos gestores - já foram desenvolvidas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A partir do workshop, a evolução produtiva de leite na Região Norte será analisada. Em 11 anos (de 1990 a 2001), o crescimento foi de 122,7%, dado que elege a região como uma das mais promissoras na atividade. Além de formar o Grupo Gestor responsável pelas análises que serão realizadas na cadeia produtiva, o evento também revelou direcionamentos para a elevação da produtividade e agregação de valores ao produto.

Mais informações: Guilherme Ferreira Viana MTB/MG 06566 JP Embrapa Rondônia Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/