01/06/03 |

Embrapa fortalece parceria com a Holanda

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,   vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está desenvolvendo ações destinadas ao estreitamento de sua cooperação técnica em pesquisa agropecuária com a Holanda, especialmente através da Universidade de Wageningen. Para tanto, receberá na primeira semana de julho a visita do consultor daquela instituição,  Lijbert Brussaard, que permanecerá cinco dias em Pelotas e região.

Brussaard chega a Pelotas a 2 de julho e no dia seguinte fará visita à direção da Embrapa Clima Temperado, percorrerá os laboratórios de solos da sede da unidade, visitará a Estação  Experimental  Terras Baixas (ETB) e conhecerá uma propriedade rural, típica da região de terras baixas.

No dia 4, das 8h30min às 10h30min, no auditório da ETB, o pesquisador fará palestra sobre o tema indicadores biológicos de qualidade do solo, destinada ao corpo técnico da Embrapa Clima Temperado, mas aberta a todos os interessados. No mesmo dia, das 10h30min às 12 horas, Brussaard discute com a chefia e pesquisadores as possibilidades de cooperação e participação da unidade no convênio geral entre a Embrapa e a  Universidade de Wageningen.

No mesmo dia, à tarde, o técnico holandês participará de reunião de trabalho sobre orientações de teses em área de sua especialidade, com a presença dos pesquisadores  Algenor da Silva Gomes e Júlio Centeno. No dia 5, haverá nova visita a outra propriedade regional do agroecossistema terras baixas. Brussaard retorna a Porto Alegre dia 6.

A Universidade de Wageningen é uma das principais instituições de pesquisa do mundo em sua especialidade e desde o final dos anos 80 vem chamando a atenção da comunidade científica e das autoridades para o potencial de produção de alimentos existente nas áreas de terras baixas do Sul do continente americano. Vários técnicos da Embrapa Clima Temperado já realizaram cursos e estágios de trabalho em Wageningen.

O convênio geral que está sendo discutido pela Embrapa e a instituição holandesa incluirá a cooperação nas áreas vegetal, animal, tecnologia de alimentos, meio ambiente, ciências sociais e econômicas.

Mais informações: Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/