01/06/03 |

Agricultores familiares de Rondônia recebem incentivo na produção de grãos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O município de São Felipe d'Oeste, localizado a 520 quilômetros da capital de Rondônia, Porto Velho, irá sediar o "I Seminário sobre Tecnologia para a Cultura do Arroz e Apresentação da Viabilidade Técnica Econômica da Soja", sexta-feira, 13. O evento, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, Seapes (Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social) e Emater-RO, tem pesquisadores da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como parceiros na transferência de tecnologias para o público.

São Felipe d'Oeste é um município essencialmente voltado para atividades agropecuárias, com mais de 90% de sua economia concentrada na agricultura familiar. O potencial na produção de grãos - principalmente milho, arroz e feijão - já vem sendo trabalhado há alguns anos pela Embrapa Rondônia e Emater-RO. A produtividade de arroz na região, segundo dados da última safra do IBGE, alcançou 2.700 kg/hectare, sendo que a maior parte da produção é destinada ao mercado interno. O excedente é escoado para os municípios de Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho.

Potencial - "Nosso objetivo é despertar nos agricultores a consciência sobre práticas ainda não muito disseminadas, como conservação do solo e noções sobre mercados futuros", analisa o extensionista do escritório da Emater em São Felipe Paulo Leôncio Barbosa. Segundo ele, o seminário também irá demonstrar o potencial do cultivo de soja no município, atividade ainda não explorada. A região está localizada nas imediações do denominado "Cone Sul" de Rondônia, responsável por mais de 57% da produção de cereais do Estado. Segundo dados divulgados no final de abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia detém a maior produtividade de soja do país, com 3.125 quilos da cultura produzidos em um hectare. Veja abaixo a programação do seminário.

08h30min - Abertura 09h00min - "Programas de incentivo do Governo do Estado" - Secretaria da Agricultura de Rondônia 09h30min - "Tecnologia para a cultura do arroz" - Marley Marico Utumi, pesquisadora da Embrapa Rondônia 10h15min - "Viabilidade técnica e econômica para a cultura da soja" - José Cláudio Alves e Vicente de Paulo Campos Godinho, pesquisadores da Embrapa Rondônia 11h00min - "Mecanização agrícola" - Manuel Sávio Cordeiro de Abreu, Emater-RO 11h45min - "Crédito rural" - Banco do Brasil 12h15min - "Crédito rural" - Banco do Amazônia (Basa) 12h45min - Questionamentos e apresentação de cases - produtores rurais 13h15min - Encerramento

Guilherme Ferreira Viana - MG 06566 JP Embrapa Rondônia Telefone: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/