01/06/03 |

Fenadoce tem mostra de citros, queijos e vinhos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre quase duas dezenas de novidades que as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão mostrando na Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em Pelotas, RS, destaca-se a nova opção de citros de mesa, constituída por laranjas e bergamotas (mexerica), de excelente aparência e paladar, que estão sendo testadas como alternativa para produtores e consumidores do Sul. As plantas e frutos de citros têm dividido a atenção do público com outros produtos e tecnologias, como a hidroponia (cultivo de plantas em água, com a adição de soluções nutritivas) e a utilização de plantas nativas para a confecção de geléias e doces, com o aproveitamento de espécies que vêm sendo estudadas pela pesquisa, como pitanga, araçá, amora-preta e uvaia.

A Embrapa Clima Temperado também está apresentando a cebolinha ecológica, acondicionada em vidros de conserva, como opção para aproveitamento de matéria-prima e agregação de renda à agricultura familiar; tal alternativa vem despertando interesse e ganhando adeptos em São José do Norte e adjacências. De Sobral, no Ceará, a Embrapa Caprinos trouxe queijos finos produzidos com leite de cabra, ainda pouco conhecidos no Sul do Brasil. Tais queijos são temperados com especiarias que inovam o sabor tradicional dos queijos. Também do Ceará, da Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, chegaram frutas e sucos típicos das regiões Nordeste e Norte. Também estão sendo apresentadas sementes de milho crioulo (Embrapa Clima Temperado) e do trigo BRS Figueira (Embrapa Trigo, Passo Fundo-RS).

De Concórdia-SC, a Embrapa trouxe para expor novidades em termos de produtos derivados de aves e suínos, enquanto a unidade de Bento Gonçalves está trazendo sua nova linha de vinhos e sucos de uva, além de maçãs pesquisadas e produzidas na parte mais fria da metade norte do Rio Grande do Sul. Em termos de equipamentos, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro, está expondo o protótipo em tamanho reduzido de um secador elétrico de vegetais, com bandejas e capacidade para 30 quilos de frutas e hortaliças desidratadas. O público poderá apreciar e degustar produtos já desidratados com o uso do secador, especialmente frutas (banana, abacaxi e manga, entre outros).

Mais informações: Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Fone: (53) 275-8113 sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/