01/06/03 |

Produção sustentável de grãos será implantada no Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Fazer com que a terra exerça função social". Este é o principal direcionamento assumido pelos organizadores após a realização da oficina "Acrelândia: Caminhos para uma Agricultura Responsável", realizada entre os dias 12 e 13 no município de Acrelândia (AC), localizado a aproximadamente 100 quilômetros da capital do Estado, Rio Branco. Promovido pela Prefeitura Municipal e pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Acrelândia - Coapa, o objetivo da oficina foi despertar a consciência entre 21 formadores de opinião do setor rural de que é viável a evolução do atual sistema de produção de grãos no município para o sistema sustentável de plantio direto.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia André Rostand Ramalho, um dos palestrantes do evento, a utilização do sistema deve ser associado a práticas de preservação da matéria orgânica do solo, reduzindo, consequentemente, possíveis impactos ambientais. "Defendemos a utilização de áreas para lavouras que não exijam desmatamento, que já estão em cultivo há três anos com lavouras anuais. Essas regiões estão ocupadas por pastagens degradadas ou em forma de capoeira improdutiva. Devemos, então, explorar o potencial agrícola do município", descreve o pesquisador. Atualmente, o Estado do Acre depende quase que exclusivamente de outros Estados brasileiros para o seu abastecimento de arroz, milho, feijão e outros cereais básicos para a população e criadores de peixes e aves.

O Estado, de acordo com outro palestrante do evento, o pesquisador da Embrapa Rondônia Vicente de Paulo Campos Godinho, apresenta solos classificados entre média e alta fertilidade. O primeiro passo na exploração agrícola já foi dado por agricultores que vieram de outras regiões brasileiras, principalmente do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. As áreas de cultivo variam entre 15 e 20 hectares e já foram cultivadas com arroz de terras altas,  milho,  feijão e mandioca, em sua maioria. "Mesmo utilizando poucos insumos nessas experiências, os solos de Acrelândia apresentaram produtividade elevada", acrescenta Godinho. Na safra 2000/2001, por exemplo, a produtividade de feijão alcançou 2,4 mil kg/ha,  4,2 mil kg/ha de milho e 3,0 mil/kg de arroz.. "Atualmente, têm-se cerca de 1,5 mil hectares de terra na região de Acrelândia aptos para a implantação de lavouras anuais com plantio direto. Mesmo utilizando baixa tecnologia, como correção parcial da acidez dos solos, cultivares pouco adaptadas e colheita manual, os produtores têm conseguido bons resultados", analisa o pesquisador.

Produtividade e qualidade são metas principais

A equipe de pesquisadores do agronegócio grãos da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverá formular sistemas de produção onde o produtor será orientado sobre tecnologias específicas que devem ser implementadas para incrementar a produtividade e a lucratividade com arroz, milho, sorgo granífero, feijão e, futuramente, soja. Políticas de conservação do solo e da água também serão transmitidas. Ensaios de validação que abordam épocas de semeaduras, níveis econômicos de adubação, adaptação e estabilidade de cultivares serão montados em Acrelândia com arroz, feijão, milho, milheto e soja, sendo que a última cultura será testada em pequenas áreas com caráter educativo.

De acordo com o pesquisador André Ramalho, propriedades em solos representativos das condições do município serão selecionadas para sediarem as atividades  experimentais, que devem ser iniciadas em setembro desse ano. "Tais propriedades se transformarão em pólos irradiadores das tecnologias mais produtivas. Iremos aprimorar os atuais sistemas de produção com base no trinômio 'lucratividade, desenvolvimento sustentável e, principalmente, responsabilidade agrosocial' ", adianta.

A maioria dos produtores da região ainda apresenta deficiências em relação à mecanização das propriedades e uso de insumos modernos. "O trabalho deverá ter um forte componente educativo a fim de que os agricultores possam evoluir da agricultura familiar para o agronegócio", completa o pesquisador. Durante a oficina, palestras abordando o tema "Crédito Rural para a produção de grãos em Acrelândia" foram apresentadas pelo gerente da recém inaugurada agência do Banco do Brasil, Geraldo Gonçalo de Oliveira, com o objetivo de apresentar subsídios para a implantação das tecnologias.

Guilherme Ferreira Viana - MTb/MG 06566 JP Embrapa Rondônia Fone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/