01/06/03 |

Tecnologias incrementam safrinha de girassol no Centro-Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Técnicas para produção de girassol no Cerrado é o tema da palestra a ser proferida, dia 13, sexta-feira, às 10h, na Bunge Alimentos, em Campo Novo dos Parecis (MT), por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. "O girassol é a melhor opção de segunda safra para os produtores do Cerrado, desde que sejam utilizadas tecnologias adequadas de cultivo. O objetivo dessa palestra é exatamente mostrar técnicas e cuidados necessários para a produção do girassol", explica César de Castro, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR).

Segundo ele, a cultura do girassol tem despertado interesse entre os produtores brasileiros, devido a valorização do produto no mercado e também pela possibilidade de uso do girassol como biodiesel. Na safra atual, o girassol está presente em 63 mil hectares, sendo 12 mil concentrados no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e 35 mil em Goiás. "Considerando um rendimento médio de 1500kg/ha, o Brasil deverá produzir cerca de 95 mil toneladas de grãos, nesta safra", calcula Castro.

Durante a palestra, dirigida a 200 produtores do Centro-Oeste, o pesquisador pretende apresentar as principais técnicas de manejo da cultura como: fertilidade de solo, época ideal de semeadura, necessidade de água pela planta e custo de produção. "Importante não é apenas produzir bem, mas também reduzir o custo de produção", diz.

Um dos principais aspectos da palestra será sobre a aplicação de adubo, insumo que consome 30% do custo de produção do girassol. "Vamos dar destaque para as técnicas de aplicação e quantidades necessárias de nutrientes, com ênfase ao uso do boro que é bastante exigido pelo girassol", explica.

César diz ainda que pretende mostrar dados aos produtores de que o cultivo do girassol deve ser feito preferencialmente até 20 de fevereiro. "Respeitando esse época de semeadura, diminuem as chances de aparecimento de doenças e também da planta sofrer com a falta d´água na fase de floração e enchimento de grãos, o que reduziria a produtividade", afirma.

Jornalista: Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Fone: (43) 371-6061 lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Girassol 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/