01/06/03 |

Fórum discute soluções para a cadeia produtiva do Caranguejo-uçá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove nos dias 15 e 16 de junho o II Fórum do Caranguejo-uçá do Delta do Rio Parnaíba. O evento é uma parceria entre a Embrapa, Sebrae e Ibama e será realizado no auditório do Porto das Barcas, em Parnaíba – PI.

O Fórum tem por objetivo discutir e elaborar planos de ações interinstitucionais para o desenvolvimento sustentável da região do Delta do Parnaíba, visando solucionar os problemas da cadeia produtiva do caranguejo-uçá, de forma a gerar alternativas de renda e empregos para as comunidades de catadores de caranguejo do Piauí e do Maranhão, em consonância com a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

A previsão é de que participem do Fórum cerca de 250 pessoas, entre representantes das comunidades de catadores de caranguejo dos Estados do Piauí e Maranhão, da sociedade civil e de técnicos de instituições municipais, estaduais e federais. A programação compreende a exibição de vídeos, além da realização de palestras e de mesas redondas onde serão discutidos temas como "Redução das Perdas e Ordenamento da Cadeia Produtiva do Caranguejo", "Alternativas de Geração de Renda para as Comunidades de Catadores de Caranguejo" e "A Inclusão Social e a Preservação do Meio Ambiente".

Após a abertura oficial do evento, que ocorrerá às 8h30min será exibido o vídeo "A Cata do Caranguejo" e em seguida será proferida a palestra "Caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba: histórico, demandas e perspectivas" por pesquisadores da Embrapa Meio-Norte e depois a palestra "O Ordenamento da Atividade Extrativista do Caranguejo no Nordeste Brasileiro", por representantes do Ibama.

No turno da tarde acontecerão três mesas redondas, uma sobre "Redução das Perdas e Ordenamento da Cadeia Produtiva do Caranguejo" onde serão debatidas as práticas de manejo sustentável, alternativas de transporte e beneficiamento e o aproveitamento dos resíduos. Na outra mesa redonda serão discutidas "Alternativas de Geração de Renda para as Comunidades de Catadores de Caranguejo" com abordagem sobre temas ligados à Agricultura Familiar, Apicultura, Aqüicultura Familiar, Artesanato e Eco-turismo.

Seguindo com a programação haverá outra mesa redonda com o tema "A inclusão Social e a Preservação do Meio Ambiente" onde os debatedores tratarão sobre Documentação, Assistência Social, Associativismo e Cooperativismo e Educação Ambiental. Após os debates haverá a apresentação do espetáculo "Uca e a Dança da Sobrevivência" com o grupo de teatro Celso Prado, no Auditório da Universidade Federal do Piauí.

No dia 16 pela manhã será apresentado o roteiro de trabalho dos grupos temáticos de discussão , formação dos grupos temáticos e elaboração de planos de ações para a exploração sustentável do caranguejo e para a melhoria de vida das comunidades de catadores de caranguejo. À tarde, o evento será encerrado após a apresentação do documento final contendo os planos de ações propostos e adequados e a formação de um grupo comunitário para o acompanhamento do cronograma de atividades propostas nos planos de ações.

Eugênia Ribeiro - MTb 1091 Embrapa Meio-Norte Fone (86) 225-1141 - R 233 eugenia@cpamn.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/