01/06/03 |

Seminário discute perspectivas para meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Evento aborda preservação e recursos hídricos na agricultura
A Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), promove dia 5, a partir das 8 horas, o seminário "Desafios e Perspectivas para o Meio Ambiente". O evento, que acontece no auditório da estatal em Campina Grande, vai abordar questões ligadas à preservação ambiental como a melhor utilização dos recursos hídricos para a agricultura.

A programação do seminário tratará os seguintes temas: "Uso de águas residuais na agricultura", palestra da professora Vera Lúcia Antunes, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFCG; "MANDALA – Modelo de geração de emprego e renda na pequena propriedade", por Willy Pessoa, do SEBRAE-PB; "Política de Águas para a Paraíba", pelo professor Sérgio Góis, sub-secretário de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba; "Produção agrícola com preservação ambiental", pelo pesquisador José da Cunha Medeiros da Embrapa Algodão; "Biosólidos na Agricultura", por Ivana Figueiredo, do Mestrado em Engenharia Agrícola da UFPB; e "Controle Biológico via utilização de Trichogramma: Uma alternativa economicamente viável e sem risco aos agroecossistemas", pelo entomologista Raul Almeida da Embrapa Algodão.

Durante toda a semana a empresa está mobilizando sua equipe na organização e participação de uma série de eventos relativos à Semana do Ambiente. Hoje à tarde, a partir das 16 horas, ocorre mais uma palestra, desta vez sobre "Cultivo Orgânico na Agricultura Familiar no Município de Lagoa Seca – PB", proferida por Nelson Anacleto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município. Na sexta-feira, encerrando a programação, os funcionários farão o plantio de acácias e aroeiras na área da Embrapa Algodão.

Além de sua programação própria, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participa de outros eventos expondo suas tecnologias através de estandes institucionais. Durante a semana inteira, técnicos da empresa estarão apresentando os resultados da pesquisa realizada pela Embrapa durante a Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho.

A Embrapa tem desenvolvido na Paraíba um trabalho importante na preservação ambiental, principalmente no que diz respeito às práticas agrícolas de menor impacto ao ambiente. Nas culturas do algodão, gergelim e amendoim, por exemplo, a empresa tem envidado esforços no lançamento de variedades mais resistentes a doenças e pragas, fazendo com que os agricultores que trabalham com essas culturas usem, cada vez menos, produtos agroquímicos.

Os pesquisadores ligados ao laboratório de Entomologia da Embrapa Algodão são os responsáveis pelos trabalhos mais interessantes do ponto de vista ecológico. Eles pesquisam soluções alternativas, utilizando, no lugar dos pesticidas, outros insetos, que fazem o controle biológico das pragas que mais atacam as plantas.

A empresa também desenvolve estudos para o uso mais racional da água usada nos processos de irrigação. Um dos trabalhos bem sucedidos tem sido o reuso de águas captadas pela rede coletora de esgotos de Campina Grande, em parceira com a UFCG.   Dalmo Oliveira - MTb/PB N.º 0598 Embrapa Algodão Telefone: (83) 315- 4361 endereço eletrônico: dalmo@cnpa.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/