01/07/03 |

COEP define ações para o programa Fome Zero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente nacional do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida - COEP, Andre Spitz, acompanhado de todos os secretários executivos estaduais da entidade e do Distrito Federal estiveram em Goiânia, no início de julho, onde participaram da reunião extraordinária para definir as ações do COEP frente aos novos desafios sociais, principalmente para o programa Fome Zero, lançado pelo Governo Federal.

A reunião contou com a presença do pesquisador Pedro Antonio Arraes Pereira, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO, que também, é presidente do conselho deliberativo do Comitê. Na abertura do evento Pedro Arraes destacou a importância do trabalho solidário para a construção de uma sociedade mais justa e a contribuição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no combate a fome, principalmente no que se refere à transferência de tecnologia, no atendimento a todos os segmentos da cadeia produtiva, à comunidade em geral e, também, no diagnóstico e inventário de pequenas máquinas que dêem condições de se criar mecanismos para que estas máquinas possam ser cedidas às associações de pequenos produtores.

"As ações da Embrapa devem sempre estar pautadas no sentido de dar condições para as comunidades se desenvolverem e crescerem em termos de cidadãos e cidadania, e conseguirem, efetivamente, progredirem e ter mais renda", informou Pedro Arraes.

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida existe há 10 anos e foi criado pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho, com o objetivo de mobilizar organizações e pessoas para desenvolverem iniciativas de combate à pobreza e transformar a luta contra a fome e a miséria na prioridade número um do Brasil.

Atualmente, 13 Unidades da Embrapa são parceiras da organização e participando nas mais variadas ações, tanto de cunho social e educacional, quanto ambiental e tecnológico.

A proposta do Comitê no Governo Lula é contribuir para o despertar da consciência, sensibilizar a sociedade para as questões sociais e motivar o desenvolvimento de projetos e iniciativas da comunidade menos favorecida que possam alcançar resultados estruturais duradouros que mudem a vida desta população para melhor.

Um dos destaques na parceria do Comitê, em Goiás, e a Embrapa Arroz e Feijão são os projetos desenvolvidos, desde 1993, atendendo, em especial, à comunidade indígena, ao movimento dos pequenos produtores, aos povos e remanescentes de quilombos e, também, aos assistidos em áreas de assentamentos rurais.

"Nossa responsabilidade, enquanto entidade de combate a fome e como instituição pública geradora de conhecimento e tecnologia agropecuária, perante o programa Fome Zero é muito grande, e o governo sabe que sem a participação do terceiro setor, dos órgãos públicos e da sociedade será impossível cumprir o objetivo de erradicar a fome e a miséria do país", informou o secretário executivo do COEP/Goiás Getúlio Ferreira Brunes.     Hélio Magalhães - 4911 MTB/MG Embrapa Arroz e Feijão Contatos: (62) 533-2108 - helio@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/