01/07/03 |

Italianos conhecem produtos de agricultores familiares

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Dia 22 de julho, às 18h30min uma comitiva com 10 italianos e duas representantes do Ministério da Saúde, além da equipe da Coordenação do Programa Fome Zero no Piauí, visitaram o Sistema Regeneração de Agricultura Familiar, na comunidade Boi Manso, em Regeneração – PI.

O projeto de Agricultura Familiar é coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o CNPq, Prefeitura de Regeneração, Banco do Nordeste e governo do Piauí.

Mesmo chegando ao entardecer, o grupo ainda conseguiu visualizar a plantação de mandioca, em seguida conheceu o sistema de criação de galinha caipira, as instalações para caprinos e a casa de farinha, onde as mulheres das comunidades faziam o tradicional beiju de farinhada, que foi degustado ao final da visita. Os participantes não puderam ver o plantio de arroz, feijão e milho, tendo em vista já ter passado o período da colheita destas culturas, mas o chefe de Comunicação de Negócios da Embrapa Meio-Norte, Raimundo Bezerra e o pesquisador Firmino Barbosa apresentaram dados concretos sobre a experiência realizada na comunidade.

Na sede da Associação dos Produtores das Comunidades Boi Manso, Pau D'arco e Caxingó os italianos e demais visitantes conheceram a farinha de mandioca produzida no local e a ração para galinha caipira feita à base milho e de folha de mandioca entre outros ingredientes. Antes de partirem, o grupo degustou queijo de cabra produzido na Embrapa Meio-Norte, mel e beiju feito na casa de farinha da comunidade. Houve ainda uma apresentação da agricultora Josefa de Oliveira Lima, que apresentou a canção "Volvendo a Terra", um hino em homenagem ao homem do campo.

De acordo com o representante da Associação Italiana de Combate à Fome, Antonio Vermigli, é importante conhecer experiências como a vista em Regeneração, para identificar trabalhos que possam trazer resultados efetivos para o trabalhador rural e sua família. "Toda experiência onde as pessoas se juntam para se ajudar pode trazer bons resultados", acrescentou. Já a coordenadora do Programa Fome Zero no Piauí, Rosângela Sousa, afirmou que a visita do grupo italiano foi importante para que eles conhececem o modelo de agricultura familiar que o governo do Estado pretende adaptar para instalar em municípios atendidos pelo Programa Fome Zero.

Nas comunidades Boi Manso, Pau D'arco e Caxingó cerca de 25 famílias cultivam arroz, feijão-caupi, mandioca, milho e guandu. O trabalho iniciou há cerca de 5 anos e atualmente já comercializam os produtos em feiras e mercearias da região. Um produtor que participa dos três sistemas de produção (cultivo agrícola, galinha caipira e produção de caprinos) poderá ter um fluxo de renda de R$770,00 ao mês.

Eugênia Ribeiro - MTb 1091 Embrapa Meio-Norte Contato: (86) 225-1141/R 233 - eugenia@cpamn.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/