01/07/03 |

Exército homenageia cientista por pesquisa com forrageiras para cavalos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um cientista da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi homenageado pelo Exército Brasileiro no V Congresso de Veterinária Militar que aconteceu no último dia 27, no quartel general do Exército, em Brasília. O pesquisador Gilberto Gonçalves Leite coordena uma pesquisa de seleção de forrageiras para eqüinos que são utilizados para a alimentação de cavalos do Exército.

Na homenagem, o pesquisador recebeu uma placa, um espadim e um diploma como agradecimento pelos serviços prestados à entidade, que firmou o convênio com a Embrapa para a realização da pesquisa há três anos. As seleções de variedades de estilosantes mineirão e milheto são feitas em campos experimentais da Embrapa Cerrados. A partir do período de águas deste ano, também começarão a ser testadas variedades de "arachis pintoi" e capim pojuca.

As aveias preta e coronada também são utilizadas no convênio. Na Embrapa Cerrados, a pesquisa com essa cultura é mais voltada para a produção de grãos. "Nossa proposta dentro do convênio é promover o aproveitamento da aveia como forragem para eqüinos. Ela é uma ótima opção no período das secas, como o mineirão e o milheto", conta o homenageado.

As forrageiras servem de alimento para 600 cavalos do I Regimento de Cavalaria de Guardas "Dragões da Independência" e 50 do Campo de Instrução de Formosa. "Em Formosa, também tivemos uma constatação interessante. Como a área era muito grande, também era muito propensa a queimadas. Depois que plantamos os estilosantes mineirão na borda de toda a área, a forragem verde impediu o avanço do fogo".

Vivian de Moraes - MTb 294.621 Embrapa Cerrados Contatos: (61) 388-9953 - vivian@cpac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/