01/07/03 |

Embrapa promove reunião sobre Programa Fome Zero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de discutir as ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Programa Fome Zero, aconteceu dia 1º de agosto, a partir das 8h30, na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), reunião com a participação de Laércio Nunes e Nunes, assessor da presidência da Empresa para assuntos de segurança alimentar e combate à fome e instituições já envolvidas no programa que, na primeira etapa, vai atender 51 municípios baianos.

Representantes da Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais do Estado da Bahia (Secomp) - órgão interlocutor do Fome Zero em âmbito estadual -, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA) apresentaram as ações adotadas por essas instituições.

O pesquisador Jayme Cerqueira Gomes, coordenador do PFZ na Embrapa Mandioca e Fruticultura, apresentou as propostas de desenvolvimento ajustadas às realidades locais e abordou as atividades que a Unidade deve desempenhar no programa (a exemplo das ligadas à capacitação de agentes multiplicadores, melhoria do processo de comercialização e agricultura familiar).

Jayme Gomes também falou sobre a experiência da Embrapa em diversos programas: Projeto de Apoio às Famílias de Baixa Renda da Região Semi-Árida de Sergipe (Pró-Sertão), Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra / Maranhão), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa de Desenvolvimento Sustentável do Rio Gavião (Pró-Gavião). Em seguida, foi aberto espaço para debate e elaboração de documento de intenções de parceria.

O Programa

O Programa Fome Zero é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar e ao Ministério de Desenvolvimento Agrário. Reúne políticas estruturais que combatem as causas da pobreza, políticas específicas que buscam interromper o binômio "fome-pobreza" e políticas locais, urbanas e rurais que apoiam e divulgam iniciativas de prefeituras e da sociedade.

Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Contatos: (75) 621-8076 - leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/