01/07/03 |

A ciência em cordel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Embrapa lança livro em cordel enfocando o avanço da ciência para crianças
A evolução da pesquisa de reprodução animal no Brasil, desde a época do descobrimento, até o nascimento do primeiro animal clonado no país, a bezerra Vitória, é o tema do livro "Brasil – do descobrimento à Vitória", que está sendo lançado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Informação Tecnológica, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O livro que é dirigido ao público infanto-juvenil, tem como autor o técnico da Empresa, Edvalson Bezerra Silva. Escrito em versos, a obra procura divulgar a ciência em uma linguagem simples, para facilitar a compreensão do público em geral, especialmente de estudantes do ensino médio e fundamental.

O livro é ilustrado, com textos curtos e letras grandes para facilitar ainda mais a compreensão da leitura e, assim, possibilitar que o público "mergulhe na ciência", como afirma o autor. A idéia de divulgar a evolução da ciência no Brasil na linguagem e musicalidade do cordel, inédita no Brasil, partiu da vontade de Edvalson de que o livro alcance um público maior, incluindo aqueles que não sabem ou que não gostam de ler, já que o conteúdo permite que ele seja cantado. Ele cita como exemplo a história de Lampião e Maria Bonita, que é conhecida por todo o povo do Nordeste, mesmo os iletrados, pela forte influência do cordel naquela região.

Para explicar a clonagem, que deu origem à bezerra Vitória da Embrapa, um marco para a ciência brasileira como o primeiro animal clonado no Brasil e na América Latina, o autor lançou mão, além do cordel e desenhos, de fotos e esquemas explicativos, diante da complexidade do tema. "Várias dessas técnicas já estão à disposição dos pecuaristas brasileiros para o melhoramento genético animal, e todas podem ser utilizadas para a preservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção. No futuro, quem sabe, possam ser usadas também para a conservação de espécies silvestres", afirma Edvalson.

Por mais que tentasse fugir da aridez do linguajar científico, o autor explica que muitas vezes algumas palavras e expressões técnicas tiveram que ser mantidas e, por isso, o livro contém também um glossário, que explica o seu significado em uma linguagem acessível.

Esse livro é a primeira iniciativa de divulgação científica em cordel, mas Edvalson já tem planos para outros na mesma linha. "A pesquisa com animais é apenas uma pequena parcela do trabalho da Embrapa. Existem outras pesquisas de importância para a agricultura brasileira que precisam ser divulgadas, especialmente para as crianças, já que serão os futuros condutores da pesquisa científica no Brasil. E essa série poderá complementar o currículo escolar que não acompanha o ritmo dos avanços científicos", finaliza o autor. O livro, que tem 86 páginas, pode ser adquirido através do endereço eletrônico: vendas@cenargen.embrapa.br.

Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/