01/07/03 |

Milho verde é tema de dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove na próxima sexta-feira, 11 de julho, das 8h30 às 12h30, dia de campo sobre a cultura do milho verde. O evento será realizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), e tem como objetivo apresentar 13 novos híbridos, dos quais apenas o de melhor qualidade será lançado pela empresa.

Essa escolha contará com a participação efetiva de agricultores e pamonheiros do entorno de Goiânia que vão poder opinar na ocasião do dia de campo sobre características importantes do produto, como produtividade, coloração e textura de grãos, tamanho de espiga, produção de palha e rendimento de polpa.

A avaliação e adaptação de híbridos de milho verde para o Estado de Goiás é um trabalho que a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) vem desenvolvendo há 15 anos. Segundo estudos, a demanda por esse tipo de produto alcança só nas proximidades de Goiânia um raio de 100 quilômetros, visando a elaboração de pamonhas, curau e sopa de milho, além de enlatados industriais afins.

Milhos especiais – O dia de campo será também uma oportunidade para o produtor obter mais informações sobre variedades e híbridos especiais. A Embrapa Milho e Sorgo possui materiais para produção de milho doce, minimilho e milho pipoca.

O milho doce é um tipo especial de milho, cujo grão possui elevado teor de açúcar, sendo mais macio e de melhor qualidade para consumo in natura ou enlatado na forma de conserva. Apesar disso, sua exploração comercial ainda é incipiente no país.

O minimilho, por sua vez, é um qualidade de milho, cujas espigas são colhidas ainda jovens, antes da fertilização dos grãos, para serem consumidas também in natura ou na forma de conservas. No Brasil, sua produção está apenas começando.

Outro tipo especial é o chamado milho pipoca. A variedade BRS Angela proporciona grãos que após estourados possuem a aparência mais branca que os materiais tradicionais. Atributos como alta produtividade de grãos e estabilidade de produção são dois outros atrativos que conferem a BRS Angela uma boa opção para os produtores de milho pipoca em todo o país.

Serviço Dia de Campo – Cultura do Milho Verde Data: 11/07/2003 Horário: 8h30 às 12h30 Local: Auditório e Campo Experimental da Embrapa Arroz e Feijão, (Rodovia Goiânia-Nova Veneza, km 12, Santo Antônio de Goiás/GO). Obs.: Apenas o milho verde está exposto no campo em cerca de 10 hectares. Os demais assuntos serão apresentados em palestra. Pesquisadores: Pedro Hélio e Elto Eugênio (Embrapa Milho e Sorgo).

Rodrigo Peixoto - 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Contato: (62) 533-2108 - rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/