01/07/03 |

Universidade da Holanda e Embrapa firmam acordo técnico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmou acordo de cooperação técnico-científico com a Wageningen University, da Holanda. O chefe do departamento de qualidade do solo da universidade holandesa, Lijbert Brussard, ministra um seminário amanhã, dia 8, às 15h30, no auditório da Embrapa Soja, em Londrina, PR, sobre Qualidade Biológica do Solo. O evento será  dirigido a pesquisadores da Embrapa, do Instituto Agronômico do Paraná e da Universidade Estadual de Londrina. Na oportunidade, os pesquisadores da Embrapa Soja e da Wageningen University pretendem definir as principais linhas de um projeto cooperativo.

Na Embrapa Soja, o pesquisador George Brown, trabalha na consolidação da parceria técnica na área de qualidade de solo. "A Embrapa Soja tem grande interesse em estabelecer pesquisa conjunta para que as capacidades de cada instituição sejam complementadas. Além disso, a parceria aumenta a possibilidade de enviar pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros para trocar experiências com especialistas da Holanda", afirma Brown.

Por outro lado, o maior interesse da universidade holandesa é conhecer os sistemas agrícolas usados, principalmente o plantio direto: sistema ainda pouco difundido na Europa. "Sabemos que o Paraná é modelo em plantio direto, sistema onde não há revolvimento do solo e que, por isso, preserva sua biologia, garantindo boa produtividade", explicou Brussard.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contato: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/