01/07/03 |

Santa Fé integra agropecuária e aumenta a sustentabilidade do agronegócio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 1º de agosto, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o Sistema Santa Fé: integração lavoura-pecuária para o aumento da sustentabilidade do agronegócio. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Sistema Santa Fé é uma tecnologia que permite o uso intensivo de áreas agrícolas na região de Cerrado com redução nos custos de produção. Isso porque proporciona o aproveitamento, durante todo o ano, das terras cultivadas com lavouras anuais de grãos na safra de verão.

O sistema permite o consórcio de grãos, como milho, sorgo e soja, com capim, principalmente a braquiária. Após a colheita do grão ao final da safra de verão, que vai de outubro a fevereiro, a produção forrageira da braquiária servirá para alimentar o gado na entressafra.

Outra forma de uso é a dessecação do capim para plantio direto, formando uma palhada espessa sobre o solo. Isso evita a erosão, impede o crescimento de mato e inibe a ação de fungos, como o causador do mofo branco do feijão. Conseqüentemente, o número de pulverizações com fungicidas diminui. Outro aspecto positivo é que o processo de degradação da palhada repõe parte dos nutrientes retirados da terra anteriormente.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações:   Rodrigo Peixoto - 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Contatos: (62) 533-2108 - rpbarros@cnpaf.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/