01/07/03 |

Conservação do meio ambiente e combate à pobreza são abordados em seminário

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Reunindo mais de 50 instituições de todo o mundo com o objetivo de proteger o meio ambiente e reduzir a pobreza na região tropical úmida, representantes do Programa de Alternativas para a Agricultura de Derruba e Queimas (Alternatives for Slash and Burn Programme – ASB) se reúnem na próxima sexta-feira, 25, na Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os resultados já alcançados pelo programa e as diretrizes a serem implantadas pelas instituições componentes, sociedade e ONGs na Amazônia serão alguns dos assuntos abordados durante o "Seminário sobre os programas 'Alternativas para a Agricultura de Derruba e Queimas (ASB)' e 'Iniciativa Amazônica' no Brasil".

Durante a última reunião realizada em março desse ano em Nairobi, Quênia, pesquisadores e agentes ligados ao ASB abordaram a necessidade de visitar o Brasil para debater com pesquisadores de entidades de pesquisa da região norte a participação do ASB em uma proposta de consórcio de pesquisa, na qual a Embrapa (representada pela Unidade da empresa em  Belém, PA) encontra-se como coordenadora. Denominado "Iniciativa Amazônia", o consórcio irá agrupar todos as Unidades da Embrapa na região amazônica e instituições internacionais que desenvolvem trabalhos em florestas de países como Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador e centros do Consultive Group on International Agricultural Research (CGIAR).

O seminário tem como objetivo, segundo a coordenadora nacional do Programa de Alternativas para a Agricultura de Derruba e Queima, a pesquisadora da Embrapa Rondônia Marília Locatelli, reunir subsídios para a formulação das propostas de preservação do meio ambiente na Amazônia, tendo como referência experiências demonstradas por pesquisadores, sociedade e representantes de ONGs. "O principal desafio é a viabilização de políticas públicas que permitam o desenvolvimento de atividades junto às comunidades instaladas na floresta, conscientizando-as sobre a importância de manter as áreas preservadas", acrescenta o pesquisador na Área de Florestas da Embrapa Rondônia, Abadio Hermes Vieira.

Para a coordenadora nacional do ASB, Marília Locatelli, é crescente a preocupação das entidades de pesquisa que compõem o programa frente à evolução do desmatamento e das queimadas. "Essa é uma das causas para a realização do seminário e também fator de argumentação junto a fontes internacionais para viabilizarmos recursos para a proteção ao meio ambiente", frisa a pesquisadora. Segundo ela, é essencial a participação da sociedade, órgãos públicos e ONGs no evento, já que as opiniões emitidas irão direcionar o futuro do programa, que tem o desafio de conciliar crescimento econômico com a conservação ambiental e o combate à pobreza, com a elevação da renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Embrapa mostra experiências bem sucedidas

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, já desenvolveu experimentos em parceria com o Alternatives for Slash and Burn Programme – ASB - nos estados de Rondônia e Acre. A busca de alternativas para a redução de queimadas, aproveitando por mais tempo a área e, consequentemente, reduzindo a pressão sobre a floresta, delineou os trabalhos desenvolvidos. "Um dos grandes desafios é implantar melhores oportunidades de exploração de uma determinada área já desmatada com menos impactos ao meio ambiente", enumera Abadio Vieira, pesquisador da Embrapa Rondônia.

Após a realização do seminário em Porto Velho nesta sexta-feira, os pesquisadores visitantes seguirão para o Acre. Marília Locatelli, pesquisadora da Embrapa Rondônia, e um pesquisador da Embrapa Acre, acompanham os representantes do ASB à Embrapa Sede em Brasília onde o conteúdo das propostas serão apresentados a partir do dia 29 de julho. Na cidade, visitas ao Ministério do Meio Ambiente, Banco Mundial e ao Center for International Forestry Research (Cifor) estão confirmadas. Após a permanência em Brasília, a equipe seguirá para a Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA). Abaixo, veja a programação do seminário. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387 ou no site www.cpafro.embrapa.br .

Evento: Seminário sobre os programas 'Alternativas para a Agricultura de Derruba e Queimas (ASB)' e 'Iniciativa Amazônica' no Brasil

Programação - 25 de julho

08h30 – 10h30 horas – Palestras incluindo convidados de órgãos públicos e ONGs do Estado.

1) ASB no Brasil: Atividades e resultados das Fases I e II do programa Perspectivas para o Futuro – Stephen A. Vosti – Professor da Universidade da Califórnia - USA

2) Perspectivas e desafios para a implementação do programa "Iniciativa Amazônica" – Roberto Porro (pesquisador CIAT/ICRAF sediado em Belém)

Também estará presente o coordenador global do Programa ASB (Alternativas para Agricultura de Derruba e Queima), com sede em Nairobi, Quênia, Tom Tomich.

10h30 - 11h30 horas: Reunião interna com todos os pesquisadores e pessoal visitante do ASB.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema:

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/